A moda masculina vem tornando-se cada vez mais importante dentro das grandes labels. Hoje, esta importância está, aproximadamente, na casa dos 50%. Sim… 50%!

Homens e mulheres são finalmente igualados no mercado de moda, que anda lado a lado do mercado de luxo – outro segmento em ascensão contínua.

Este cenário foi constituído aos poucos, sendo o segmento menswear incorporado em quase a totalidade das maiores casas de moda do mundo. Na Versace, por exemplo, o masculino responde por 46% das vendas. Já a italiana Fendi abriu o primeiro espaço exclusivo para homens dentro da nova loja da marca na Bond Street, em Londres – é o primeiro fora de Roma.

Os chineses têm muito a ver com esse crescimento. O mercado global de moda masculina deve passar dos R$900 bilhões em 2014. No Reino Unido apenas, cresceu 12% nos últimos cinco anos. Hoje, vale R$ 40 bilhões. O mercado chinês é dominado pelos homens, o que afeta o equilíbrio de toda a indústria da moda. O HSBC, por exemplo, estima que as vendas na China ultrapassarão o Japão no próximo ano, transformando o país oficialmente no maior mercado para os produtos de luxo no mundo.

 

 

Segundo a Organização Mundial do Turismo, os chineses são também os turistas que mais gastam. Suas despesas no exterior cresceram 28% em 2013. É compreensível já que os produtos de luxo são entre 60 e 70% mais caros no país. A Ermenegildo Zegna, o maior grupo de moda masculina do mundo, afirma que a maior parte do seu lucro anual — em torno de € 1 bilhão — vem da China.

E para o público masculino, a Moda tem um recado. “As tradições devem ser mantidas” – disse a Dior Homme. E esta é a tendência mundial – conservadorismo, sofisticação, qualidade e luxo. Que assim seja.

* Dados fornecidos pela matéria “Moda masculina é metade do mercado de luxo”, por Alexanader Fury.