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  • O Poder do Sono

    Não é segredo que uma boa noite te faz sentir melhor. Mesmo com uma vida corrida é essencial ter um sono regular e nas condições certas. Não apenas o sono dá ao seu corpo tempo para relaxar e recarregar, ele também é crucial à habilidade do seu cérebro de aprender e lembrar.

    Durante o sono, enquanto o seu corpo descansa, seu cérebro está processando a informação do dia, e formando as suas memórias. Se você está com privação de sono, você está em risco de desenvolver vários problemas de saúde, como hipertensão, obesidade, e diabetes, e a sua habilidade para ler e reter novas informações pode ser prejudicada.

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    O Poder do Sono

    Estudos de comportamento continuam a mostrar o papel essencial do sono no aprendizado e na memória. Pesquisadores acreditam que o sono afeta na aprendizagem e na memória de duas formas:
    A falta de sono prejudica a habilidade de uma pessoa se focar e aprender com eficiência.
    O sono é necessário para consolidar a memória, para que ela possa ser acessada no futuro

     

    Criando Memórias

    Há diferentes tipos de memória. Algumas baseadas em fatos, como lembrar-se do nome das capitais. Algumas episódicas – baseada em eventos da sua vida, como o seu primeiro beijo. E algumas memórias são processuais ou instrucionais, como quando você aprendeu a dirigir uma bicicleta ou tocar piano.

    Para algo tornar-se uma memória, três funções precisam ocorrer, incluindo:

    • Aquisição: aprendendo ou experienciando algo novo
    • Consolidação: a memória se torna estável no cérebro
    • Recordação: ter a habilidade de acessar a memória no futuro

    Tanto a aquisição quanto a recordação são funções que ocorrem quando você está acordado. Contudo, alguns pesquisadores acreditam que o sono é necessário para a consolidação da memória, não importa o tipo de memória. Sem o sono adequado, seu cérebro tem mais dificuldade em absorver e lembrar de informações novas.

    Alguns estudos mostram que o sono afeta os reflexos físicos, habilidades motoras, e também o julgamento. Um estudo mostrou que os participantes que tinham privação de sono são mais propensos a pensar que estão certos quando de fato, estão errados.

    Após uma boa noite de sono, ou até um cochilo, as pessoas desempenham suas atividades melhor, quer seja em uma prova, no escritório, ou em atividades esportivas, ou musicais, o que for.

     

    Dicas para o sono

    Aqui estão algumas dicas para dormir melhor:

    • Vá dormir e acorde no mesmo horário todos os dias
    • Faça exercícios regularmente, mas não se exercite perto da hora de dormir. Especialistas recomendam um espaço de pelo menos três horas entre o exercício e o sono.
    • Evite cafeína, álcool e nicotina perto da hora de dormir.
    • Tire um tempo para desligar a cabeça antes de ir dormir. Tome um banho quente, leia um livro, beba um chá sem cafeína, e evite qualquer atividade que cause tensão.
    • Pare de comer de duas a três horas antes de ir para cama.
    • Crie um ambiente agradável de sono: um quarto escuro, fresco e confortável.
    • Não assista TV ou use o computador na cama.

    Manter um estilo de vida saudável, incluindo ter um sono regular e de qualidade, pode ser um desafio, especialmente quando você está estressado por causa de algum prazo do trabalho ou um teste. Mas, lembre-se (e você precisa de sono para isso!), o sono é seu amigo.

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    12 abr 2018
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