O xadrez príncipe de Gales é uma padronagem que muitos homens já aderiram em seu guarda roupa, mas não sabem como usá-lo. Assim como outros tipos de xadrez, esta padronagem pode causar estranhamento para alguns, ou confundi-lo com outros tipos de xadrez.

Assim como chefes de cozinha são inspirados por ingredientes, alfaiates são inspirados por tecidos excepcionais que produzem os melhores ternos. A maioria das pessoas conhece os tecidos comuns, mas um padrão, que tem um pouco mais de história e beleza, é o xadrez Príncipe de Gales. Assim como os outros xadrezes que conhecemos, este padrão, que inicialmente estava ligado a um tipo específico de lã, hoje pode ser encontrado em malha de algodão, de bonés e camisas, ou na lona de tênis, bolsas e mochilas, por exemplo, e é justamente este choque das peças mais modernas com visual retrô do xadrez Glen (como também é conhecido) que dá ainda mais charme para elas. É um xadrez clássico e elegante que denota bom gosto. Plenamente usado na alfaiataria, foi durante muito tempo limitado ao público masculino, mas isso não acontece mais, tendo sido difundido no closet das mulheres requintadas.

xadrez-principe-de-gales-alexandre-taleb (7)

Diferença entre xadrez príncipe de Gales e Pied de Poule

No xadrez príncipe de Gales podemos sempre identificar uma parte central onde as linhas se cruzam, e é justamente nessa parte central que se encontra o pied de poule. Em volta do pied de poule sempre há as outras diferentes composições de linhas que resultam neste tecido. Ou seja, não podemos falar do xadrez príncipe de Gales sem falar do pied de poule, já que este último completa-o.

História do Xadrez Príncipe de Gales

A padronagem foi usada pela primeira vez pelos funcionários da Condessa de Seafield, Lady Caroline. Dizem que ela mesma a criou para confeccionar o uniforme oficial dos empregados que cuidavam das propriedades de Seafield, mas o Registro Escocês de Tartans menciona que esse fato é improvável, dando os créditos do suposto design original a Elizabeth Macdougall.

Não se tem certeza de sua criação, mas seja pela Condessa ou por uma tecelã local, a padronagem realmente nasceu ali, em  Glen Urquhart in Inverness-shire, Escócia (daí o nome Glen Plaid ou Glen Check), em 1840 e inaugurada pelo staff da Condessa.

Quase na mesma época o jovem Edward VII, então Príncipe de Gales, costumava caçar na região de Glen Urquhart e foi lá que se deparou, pela primeira vez, com a padronagem criada/adotada pela Condessa de Seafield. Ele solicitou um pouco do belo tecido para que pudesse fazer algumas peças de roupa. Foi a partir de então que o novo xadrez virou sua marca registrada – conhecido pelo estilo alinhado.

Décadas mais tarde, por volta de 1920, seu neto Edward VIII (Príncipe de Gales à época) também adotou o dito xadrez, popularizando-o ainda mais. Assim, foi em 1926 quando se ouviu o nome “Xadrez Príncipe de Gales”, com grande influência de Edward VIII. Muita gente credita a ele o surgimento dessa padronagem, mas foi vovô Edward VII que levou a padronagem para Gales.

Vale ressaltar que essa época estava ocorrendo diversas transformações no mundo, e com a moda não poderia ser diferente, principalmente quando se trata de algo tão sofisticado como esse modelo.

Com isso, hoje o xadrez Príncipe de Gales pode aparecer com algumas variações na padronagem, como linhas extra de cores diferentes (como fizeram os membros da família real, criando suas próprias versões do Glen Check) e até mesmo o tamanho da padronagem.

Como usar?

O blazer é uma das peças mais versáteis que vamos ver no <strong>xadrez Príncipe de Gales</strong>. Ele possibilita inúmeras combinações e finaliza com classe qualquer look neutro e/ou básico.

Já a calça em xadrez príncipe de Gales é a garantia de um look moderno e dá tanto para direcionar para um look mais elegante, quanto para algo mais despojado, basta saber variar a escolha dos complementos e acessórios.

As calças xadrez podem ter um visual impressionante se bem combinadas, mas devem ser em cores discretas, pois que o padrão já chama atenção suficiente. Elementos como cachecóis, gravatas e chapéus podem ser um bom recurso para manter a seriedade de sua aparência.

Para você que não quer errar em usar o xadrez de Gales, você pode optar em usar o xadrez Príncipe de Gales em tons de cinza é um dos mais populares, combinado com uma calça básica e uma camisa branca não tem como errar. É um look ótimo para trabalho (acrescente uma gravata) ou para uma ocasião social que exija uma roupa elegante e sofisticada.

E com jeans? Se sua peça for um blazer xadrez, experimente colocar um jeans de lavagem clássica. Se você tiver optado por uma calça, pode apostar em uma jaquetinha ou camisa jeans para completar o look. Esta é uma das maiores dúvidas ao se usar este modelo de xadrez, e o estilo é garantido!

O xadrez príncipe de Gales e as cores

A padronagem xadrez príncipe de Gales é algo mais requintado e formal, mas isso não impossibilita que você possa combinar cores com este modelo. Cores vivas que destacam ainda mais o look, além de dar uma aparência moderna para o estilo tão elegante. Você pode apostar em cores como o vermelho, laranja, verde e o clássico azul.

Caso for combinar o xadrez príncipe de Gales com alguma dessas cores, equilibre o look nos acessórios. Assim, ao usar uma camiseta verde com um blazer com a padronagem, dê preferência à sapatos e acessórios neutros.

Terno xadrez príncipe de Gales

No ranking dos ternos masculinos os lisos sempre ficarão em primeiro lugar, mas dependendo da região a briga entre o risca de giz e o xadrez pode ter diferentes resultados. Na Europa, por exemplo, o xadrez príncipe de Gales leva vantagem em território britânico, já as riscas fazem sucesso com os italianos. No Brasil o pinstripe e o chalkstripe levam vantagem sobre o window pane e o príncipe de Gales.

Mas isso não tira a elegância dessa padronagem em solo brasileiro, pelo contrário, esta moda só tende a crescer no mundo masculino, dando mais sofisticação no estilo retrô. Por isso, a compra desse xadrez não será em vão, é um investimento que vale a pena! E ai, já adquiriu o seu?

Os ícones

nate archibald