O sedã de um GTI. É assim que o Jetta GLI é reconhecido mundialmente. Não era para menos: o modelo traz o mesmo conjunto mecânico (motor e câmbio), as inovações tecnológicas e os recursos de segurança e de assistência à condução que fazem do Golf GTI um ícone de dirigibilidade.
Eu tive a oportunidade de testar o carro em duas estradas, De São Paulo a Campinas e de São Paulo a Monte Verde. O Jetta GLI é extremamente seguro e potente, foi super aprovado! É um carro novo, um nome diferente, uma proposta de design específica.
O design exclusivo, a ampla lista de equipamentos de série e o fato de não ter nenhum concorrente direto no mercado brasileiro são argumentos que devem convencer muitos entusiastas no País.
Produzido sobre a Estratégia Modular MQB, o Jetta GLI reforça a ofensiva de sedãs Volkswagen no Brasil e faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até 2020, dentro do conceito da Nova Volkswagen.
A novidade complementa a linha Jetta no País, sendo posicionada acima das configurações R-Line, Comfortline e 250 TSI. A configuração GLI é a única na linha Jetta equipada com motor 350 TSI, com 230 cv. São 80 cv a mais do que o motor 250 TSI, de 150 cv, que equipa as demais versões.
O GLI reforça a ofensiva de sedãs da Volkswagen no mercado brasileiro, iniciada com o Virtus, depois o Voyage com câmbio automático e Novo Jetta. Ele faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até 2020, dentro do conceito da Nova Volkswagen.
A nomenclatura GLI nasceu nos anos 80, nos Estados Unidos, como parte da estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo, e se refere aos modelos de topo de gama, trazendo todo o apelo dos modelos GTI à classe refinada dos sedãs. Daí a origem do nome Gran Luxury Injection (GLI). É a primeira vez que a Volkswagen oferece no Brasil o Jetta GLI.
Se você é brasileiro(a) e tem mais de 30 anos, muito provavelmente já ouviu falar nas siglas GT ou GTS. O GLI tem tudo para ser a reconexão da Volkswagen com aquele consumidor brasileiro que sonhava em ter um esportivo nos anos de 1980 e 1990.
Nesse tempo de contagem, o Jetta GLI teria saído da imobilidade e ultrapassado os 100 km/h. Na verdade, são apenas 6,8 s. A velocidade máxima é de 250 km/h. São 230 cv “orquestrados” pela transmissão automática DSG de seis marchas. O sistema de direção é progressivo, que permite fazer curvas com menor movimentação do volante, e a suspensão é independente nas quatro rodas.
Para-choques dianteiro e traseiro, grade com elementos em formato de colmeia, friso horizontal vermelho conectando os faróis, faróis Full LED do Jetta GLI, difusor e aerofólio na tampa do porta-malas. Tudo é novo no GLI.
O interior escuro destaca os detalhes esportivos, como: forração do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos.
“Active Info Display” (painel digital), volante multifuncional de couro com shift paddles, bancos de couro (os dianteiros contam com regulagem elétrica e sistema de aquecimento – o do motorista tem três posições de memória), sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades são de série. Até as primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) fazem parte do pacote. Sim, são de graça!
No quesito conectividade, nada menos do que o sistema de infotainment mais avançado entre os sedã médios no Brasil: o “Discover Media” com tela de 8”, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.
O GLI traz o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma experiência tecnológica de interagir com o veículo.
Também é item de série: sistema de som da grife Beats, com 300 watts e amplificador digital de 8 canais. O som de alta fidelidade é fornecido por 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. O Jetta GLI é o único sedã médio do mercado nacional que conta com esse sistema premium de som.
O Jetta atingiu a nota máxima de segurança em testes realizados pelo National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (órgão de segurança nos Estados Unidos). O Jetta GLI conta com controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Braking, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Função de Frenagem de Manobra (RBF) e regulagem automática do farol alto (FLA). São seis airbags e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança.
A camiseta branca é a preferência da maioria dos homens que querem acertar, mas não…
Existem algumas ocasiões em que usar meias definitivamente não fica bem. Mas muitos homens podem…
O linho é um tecido que traz elegância a diversos looks casuais. Cada vez mais…
Cabelos são assuntos sérios, tanto para mulheres, como para homens. Eles revelam a forma como…
Quando você escolhe uma camisa você pensa no formato da gola que ela tem? Usar…
Você pode achar que só será notado se tiver um corpo atraente ou uma conta…