Tenha um cronograma

A coisa mais importante a se fazer ao trabalhar em home office é criar um cronograma de trabalho e tratá-lo como o trataria no escritório.

Sabe, quando você trabalha de casa, a tendência é ser flexível com seu tempo. Por exemplo, você pode parar um pouco para beber água, e quando você chega na cozinha percebe que está um pouco bagunçada, então você decide arrumá-la. Quarenta e cinco minutos depois você limpou a cozinha mas não trabalhou, e agora precisa buscar as crianças na escola. O que quer que era para ter sido feito hoje foi deixado para amanhã. Se você levar seu cronograma a sério, sabe que pode deixar para arrumar a cozinha depois do expediente. Você não vai sair do escritório para limpar a cozinha da sua casa, não é? Então não o faça durante o expediente no home office.

Deixe suas tarefas pessoais para antes ou depois do trabalho

Por ter muito poder sobre o seu tempo, você provavelmente fica tentado a executar suas tarefas pessoais no meio do seu período de trabalho. Tudo bem, é legal fazer compras ou ir ao dentista em horários que não são tão concorridos, mas essas questões podem acabar com o seu ritmo de trabalho.

 

Estabeleça um escritório

Você trabalha melhor se tem um lugar determinado. Além disso, você pode decorá-lo como quiser, com inspirações que te tornem mais produtivo.

 

Socialize

Provavelmente a pior parte de trabalhar em casa é o grande isolamento – é só você e o seu notebook o dia inteiro.

Apesar da má reputação que as políticas em escritórios têm, muitas pessoas conhecem seus melhores amigos no trabalho. Um estudo mostra que 36% dos adultos conheceram pelo menos um dos seus amigos mais próximos no trabalho. Mesmo se você não encontrar o seu melhor amigo, é bom socializar.

Então, muitos trabalhadores home office acabam se sentindo solitários. Mas, se você for proativo com a sua vida social, se envolva em eventos, esportes, grupos do seu interesse…

A chave para o sucesso do home office é ser flexível e experimentar. O que funciona para outras pessoas pode não funcionar para você – então tente criar cronogramas diferentes.

Você trabalha em casa? Quais dicas para manter-se produtivo? Me conte nos comentários.