Categories: Dicas

Direto de Paris, o gemólogo Rafael Lupo Medina nos conta a história do famoso diamante “Taylor-Burton”

Direto de Paris, o gemólogo Rafael Lupo Medina nos conta a história do famoso diamante “Taylor-Burton” e sobre os fatores que influenciam no preço desta gema tão fascinante.

Faz algumas semanas  que a atriz de cinema Elizabeth Taylor partiu para a eternidade…Além dos varios filmes, Liz Taylor deixou também uma deslumbrante coleção de joias.

Sem sombra de dúvidas, a peça mais fabulosa  é o diamante Taylor-Burton, em forma de gota, de 69, 42 quilates D Flawless !  O top do top em qualidade !

Estamos em Nova York , 23 de outubro de 1969

A casa de leilões Parke-Bennet pos a venda um importante diamante, cujo comprador poderia dar o seu nome a pedra.

Uns dias antes, o ator Richard Burton – marido de Elizabeth – pediu que o diamante fosse enviado a Gstaad, onde moravam.

Determinado a comprar a gema, Burton instruiu seu advogado a dar lances e chegar até um milhão de dólares.

Porém no dia “D”, foi a joalheria Cartier que arrematou o diamante por USD$ 1 050 000  .

Furioso com a derrota, Richard Burton fez uma oferta a Cartier  e acabou levando a pedra por USD$ 1 100 000. Uma fortuna na época !

O diamante  foi imediatamente nomeado de ” Taylor-Burton”, mas Liz precisou esperar um pouco antes de usá-lo .

O acordo entre Burton e Cartier era que a pedra ficasse exposta uns dias na loja da Fifh Avenue. Um anuncio foi publicado no New York Times e filas homéricas se formaram diante da vitrine do joalheiro.

Inicialmente Elizabeth Taylor usava-o num anel, mas mesmo ela o achava um pouco grande…e pediu a Cartier para monta-lo num colar.

Mrs Taylor estreou o “Taylor-Burton” na festa do 40° aniversário  da princesa  Grace em Monaco.

Nesta mesma noite , Liz fez uma brincadeira : portou numa mão o diamante “Krupp” de 33,19 quilates e na outra o “Ping-Pong” de apenas 0,15 quilates !

Anos mais tarde, Liz Taylor vendeu o diamante por cinco milhões de dólares e doou o dinheiro para a construção de um hospital em Botswana, África.

You can’t cry on a diamond’s shoulder, and diamonds won’t keep you warm  at night. But they’re sure fun when the sun shines”  – Elizabeth Taylor

Você ja deve ter ouvido comentarios do tipo “o diamante da vovó era cor de champanhe e tinha traços de carvão”. Como assim ?

O Gemological Institute of America (GIA), a mais renomada escola de gemologia do mundo, criou nos anos 50 um sistema – os famosos 4 Cs – para classificar diamantes : Carat, Colour, Clarity and Cut.

Esses fatores (peso,cor,pureza e lapidação) são analisados, classificados e é emitido um certificado que funciona como uma carteira de identidade da pedra. A combinação desses fatores determina o valor do diamante. A classificação é tão importante que alguns diamantes trazem o numero do certificado gravado a laser.

Quilates (Carat) é o peso do diamante. Um quilate =0,2gr. Um diamante de um quilate, redondo, com perfeitas proporções, mede 6mm de diâmetro.

Cor (Colour) : nós , gemologistas, utilizamos uma escala(alfabética) com as letras de D a Z para classificar diamantes brancos e ligeiramente marrons ou amarelados. “D” é o mais branco possivel. Brancura total! E o Taylor-Burton é cor “D”!  O gemólogo analisa a pedra desmontada (para evitar os reflexos do metal) sob uma luz branca e compara o diamante com outros do laboratorio, de cor estabelecida como padrão. A diferença entre duas letras é sutilíssima, imperceptível para os leigos.

Pureza(Clarity) : é comum ouvir “meu diamante é branco superpuro”. Errado : não se deve confundir cor com pureza! São 2 Cs bem diferentes e existem varios tons de brancura e varios niveis de pureza.

A escala de pureza do GIA tem 11 niveis : Flawless (Fl), Internally Flawless (I Fl), VVS1 (very very slightly included 1ou inclusão muito muito ligeira), VVS2, VS1, até I3. A pedra é analisada minuciosamente com uma lupa de 10x e só depois é graduada. Existem mais de 20 tipos de inclusões diferentes- os famosos carvões-e dependendo da quantidade e de sua localização na pedra recebem a classificação. Por exemplo: se um diamante recebe a classificação VS1 (very slightly included 1) significa que contém minusculas inclusões dificeis de ver com a lupa. E dependendo do tamanho da pedra, a olho nu é impossivel vê-las. Diamantes “flawless”, sem nenhuma inclusão interna ou “defeito” na superficie são extremamente raros. E caros. E o Taylor-Burton é purissímo!

Lapidação(Cut) : quando falamos em lapidação logo nos ocorre as formas clássicas do diamante : redondo, navette, gota, oval, coração. Devemos considerar também as proporções (diâmetro e profundidade), a simetria entre as facetas e o acabamento. Existem varias maneiras de lapidar a pedra para valorizar as suas propriedades ópticas . O diamante bem lapidado , de proporções harmônicas e bem polido tem a sua luz e qualidades “turbinadas” ao máximo. Desde 2006, a lapidação é classificada em : excelent, Very Good, Good, Fair e Poor

Todas as combinações dos 4 Cs são possiveis : F VVS1,  H Fl, D VS2…

A responsável pela cor e pureza da pedra é a natureza. A lapidação depende da excêlencia do lapidador, e o numero de quilates, do bolso de cada um…

O araraquarense Rafael Lupo Medina, obteve sue diploma de gemólogo no GIA de Nova York. Há mais de 15 anos em Paris, Rafael é consultor em joalheria chez Cartier.

http://www.youtube.com/watch?v=16Vlk_Osulg

Nestas fotos:

Primeiro de azul no aniversario da princesa Grace de Monaco.

Na outra, Liz esta usando o colar com o diamante Taylor Burton ; com o vestido branco (aniversario de Grace Kelly) ela mostra também os anéis:

Taleb

View Comments

  • Taleb
    Fantática a matéria!
    Sou um apreciador de jóias e fiquei encantado.
    Parabéns ao gemólogo Rafael e a você pela materia.
    Guido

    • Guido
      O Rafael é gemólogo da Cartier Paris.
      Sabe e entende do que fala.
      Abraços
      Alexandre Taleb

  • Sensacional Rafael. Aliar a beleza e fascinação que as joias representam para nós com a História transforma o tema em uma arte.

    Além da homenagem a Liz Taylor, simbolo de beleza e elegância para nos mulheres.

    Bisous

    • Caro Paulo
      Obrigado pela visita!
      Seja sempre benvindo.
      Sim até jóia tem no meu blog!
      Abraços
      Alexandre Taleb

  • Parabéns pelo seu sucesso,assistindo há pouco o JÔ,tive curiosidade em conhecê-lo.
    Também sou admiradora de jóias,inclusive possuo algumas de familia,em uma oportunidade gostaria de enviar-lhe algumas fotos,para uma consulta pois,dentre algumas peças que possuo gostaria de desfazer-me de algumas,razão que não tenho local e ocasião para usa-las(tenho um conjunto de esmeralda(verde escuro)modelo natan,onde cada pedra do par de brincos tem 10 kilates e um anel também.Gostaria de conhecer?poderia me ajudar.
    Para saber melhor quem sou,favor entrar no facebook;veruska costa.
    Grata,abraço,
    Veruska Costa

Recent Posts

Camiseta branca: como sair do básico?

A camiseta branca é a preferência da maioria dos homens que querem acertar, mas não…

1 ano ago

Sapatos masculinos: quais modelos pode usar sem meias?

Existem algumas ocasiões em que usar meias definitivamente não fica bem. Mas muitos homens podem…

1 ano ago

Linho: casualidade e elegância! Atemporal e clássico.

O linho é um tecido que traz elegância a diversos looks casuais. Cada vez mais…

1 ano ago

3 Opções para um cabelo masculino mais estiloso!

Cabelos são assuntos sérios, tanto para mulheres, como para homens. Eles revelam a forma como…

1 ano ago

5 Tipos de gola de camisa para você conhecer!

Quando você escolhe uma camisa você pensa no formato da gola que ela tem? Usar…

1 ano ago

5 Coisas que as pessoas notam primeiro em um homem!

Você pode achar que só será notado se tiver um corpo atraente ou uma conta…

1 ano ago