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Grifes de luxo investem no homem, que compra até bolsa

Esse mercado de profissionais globalizados até então dominado por Samsonite, Bric´s e TUMI vem sendo indundado de lançamentos como a linha Travel System. A Victorinox colocou no mercado a  Swisswerks, a tradicional casa ingelesa Dunhill lançou versões em fibra de carbono e couro com sistema repelente à água e não para por aí. Na última semana da moda de Milão 85% das grifes mostraram seus modelos carregamos malas de viagem de mão e bolsas para o uso diário.

O stylist Harris Elliot diz que geralmente o homem recorre à seção de esportes para escolher sua mala, mas as bolsas dessa seção não se encaixam no ambiente profissional. E, os que recorrem às grifes acabam enfrentando o mesmo problema, pois a maioria é muito fashion ou com muitos logos e também não se encaixa no ambiente profissional. Uma prova desse fato são as mochilas.

Por muito tempo o mundo da moda se recusou a dar atenção às mochilas. Não era raro ler e ouvir que mochilas somente eram aceitáveis em círculos de estudantes, jovens executivos, esportistas e aventureiros. Tom muito semelhante aquele dado às famigeradas pochettes, mas sem o mesmo exagero.

Uma das perguntas mais realizadas pelos homens é justamente: posso usar mochila com terno e gravata? Segundo Fernanda Doná a resposta é: “Sim, você pode usar a mochila”. Mas reforça que tem que tomar alguns cuidados, pois algumas realmente, pela qualidade, ou por seu material, deveriam ser deixadas na escola. É preciso ter em mente que o conjunto do que se usa quando optamos pela mochila é muito importante, pois se houver um equívoco, a imagem de executivo arrojado e moderno pende para uma imagem imatura.

Para ilustrar mais uma vez essa convergência entre o que homem quer e o mundo da moda vende, houve uma a enxurrada de lançamentos de mochilas de luxo. Desde parcerias de designers já consolidados como Hercovitch com a grife japonesa Porter até mochilas de USD 26.000,00 feitas  em couro de avestruz pela Louis Vuitton. Até a clássica e centenária grife Belga Delvaux lançou esse tipo de bola em sua coleção de viagem Airess.

Outra característica do comportamento de compra do homem – a praticidade – vem sendo bem explorada pelos designers das grifes, traduzindo-se numa variedade enorme de lançamentos para facilitar a vida contemporânea como as capas para telefones e tablets. Além de porta-gravatas, porta-relógios e acreditem até adaptadores de tomada de grife. Tudo para estar presente no dia a dia homem. Afinal, do que adianta o homem inverstir numa bela gravata de seda ou num relógio muito caro e não ter como transportá-los em suas viagens de negócios?

Um dos principais pontos de atenção aos lojistas, entretanto, é o treinamento da força de vendas. Ela precisa estar preparada para atender esse cliente que não compra por impulso, que não está sujeito a opiniões de terceiros. Há quem defenda e explique esse comportamento masculino na hora da compra recorrendo aos primórdios da civilização que o homem cumpria um papel de caça, portanto sendo obrigado a ser objetivo e focado. Por isso, o que você tem feito na sua empresa para agradar este perfil? Entender essas diferenças e as consequências podem ser fundamental para o sucesso ou o fracasso de uma campanha ou produto.

* Fábio Garcia é Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas, com experiência na área comercial e de produtos de grandes empresas brasileiras e multinacionais. Fundador e autor do site Bolsa de Valor, primeiro site 100% dedicado às bolsas para homens escrito em português. http://www.bolsasdevalor.net/

Fonte: Revista Exame, editora Abril

Taleb

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