Cuidados pessoais

3 Conselhos para organizar suas finanças

Muitas pessoas deixam os planos financeiros para mais tarde. Para alguns, o processo parece muito complicado. Para outros, a ideia de sentar diante de vários livros, blogs, e opiniões, parece inacreditável. Afinal, há tantos experts em dinheiro por aí – como você separa o joio do trigo? Organizar seu dinheiro é mais simples do que parece, acredite!

 

 

Felizmente, construir uma base financeira sólida começa com quatro passos simples. A estrada para a riqueza é longa, mas há algumas coisas que você pode fazer hoje para se colocar nos eixos. Abaixo estão dicas de 4 dos nomes mais respeitados quando se fala em finanças: John D. Rockefeller, George Clason, Dave Ramsey, e Robert Kiyosaki.

 

1. Faça um orçamento sábio, e dê um trabalho a cada dólar (John D. Rockefeller)

Antes de saber onde ir com seu dinheiro, você precisa entender onde está.

No seu orçamento é onde tudo começa. Ao invés de uma lista de entradas e saídas, ele se torna uma declaração das suas prioridades.

Primeiramente, crie um registro dos seus gastos. O método mais fácil é olhar no seu banco e na fatura do cartão, e registrar de forma real como você gastou sua renda nos últimos três meses.

Dependendo dos seus hábitos, isso pode ser um pouco doloroso, e um pouco vergonhoso. Se você está fazendo isso com seu companheiro, você pode acabar descobrindo algumas coisas que não esperava. No entanto, isso é crucial para o seu sucesso.

A seguir, você precisa determinar suas prioridades. Suas ações não ditam suas futuras decisões. Você pode usar seu dinheiro de forma diferente

O que é importante para você? Você quer guardar dinheiro para morar em um lugar melhor? Quer sair de férias? A escolha é sua. Trabalhar com um orçamento é o segredo para controlar sua vida financeira.

2. Se pague primeiro (George S. Clason)

“Para cada dez moedas que entrarem na sua bolsa de dinheiro, tire para o uso apenas nove. A tua bolsa começará  a encher e o peso dela trará satisfação à sua alma.
Não zombe do que eu digo pela sua simplicidade. A verdade é sempre simples. Eu te digo como construí a minha fortuna.Esse foi meu começo. Eu também carreguei uma bolsa vazia e amaldiçoada porque era inútil em satisfazer meus desejos. Mas quando eu comecei a tirar apenas a nona parte do que colocava, ela começou a encher. Assim acontecerá com a sua.” – George S. Clason

Parece ser muito difícil utilizar apenas 90% da sua renda, certo? Há exceções, mas a realidade é que o seu padrão de vida será bem similar ao atual quando você começar a fazer isso. E o melhor, você finalmente vai ter renda para caminhar em direção aos seus objetivos.

 

3. Viva abaixo do que suas posses (Dave Ramsey)

“Nós vivemos entre pessoas que estão afundadas em dívidas e não tem dinheiro guardado porque as emoções delas estão TRICKED. Assim como viciados, as pessoas foram levadas a acreditar que a felicidade virá com a próxima compra. Você provavelmente pensa que eu estou escrevendo sobre outra pessoa, mas não. Estou escrevendo sobre você. Eu sei porque eu estou sofrendo da mesma doença – mas estou me recuperando, assim como muitos. O espírito humano não foi criado para alcançar a paz, contentamento ou realização ao adquirir mais coisas.” – Dave Ramsey

Mudando a nossa mente, podemos escolher viver mais modestamente, e ser mais feliz como resultado. Se dirigir um carro de 10 anos reduz as suas contas mensais em centanas de reais, provavelmente vai valer a pena. Se você escolhe uma casa menor, mas não passa mal ao pensar no pagamento, vale a pena.

Pense bem onde investir seu dinheiro. Lembre-se que é bem mais fácil gastar do que ganhar.

 

Agora, após essas três dicas, a escolha é sua. O que irá acontecer?

Taleb

Recent Posts

Camiseta branca: como sair do básico?

A camiseta branca é a preferência da maioria dos homens que querem acertar, mas não…

1 ano ago

Sapatos masculinos: quais modelos pode usar sem meias?

Existem algumas ocasiões em que usar meias definitivamente não fica bem. Mas muitos homens podem…

1 ano ago

Linho: casualidade e elegância! Atemporal e clássico.

O linho é um tecido que traz elegância a diversos looks casuais. Cada vez mais…

1 ano ago

3 Opções para um cabelo masculino mais estiloso!

Cabelos são assuntos sérios, tanto para mulheres, como para homens. Eles revelam a forma como…

1 ano ago

5 Tipos de gola de camisa para você conhecer!

Quando você escolhe uma camisa você pensa no formato da gola que ela tem? Usar…

1 ano ago

5 Coisas que as pessoas notam primeiro em um homem!

Você pode achar que só será notado se tiver um corpo atraente ou uma conta…

1 ano ago