Com roupas descoladas, a Abercrombie & Fitch tornou-se uma das marcas mais valiosas dos Estados Unidos
Poucas marcas de roupa são tão desejadas pelos jovens, inclusive os brasileiros, quanto a americana Abercrombie & Fitch, criada em 1892 e hoje dona de mais de 1.000 lojas esparramadas por Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Desde que foi inaugurada, em 2005, sua loja na Quinta Avenida, o endereço comercial mais caro de Nova York, virou ponto turístico. A calçada em frente ao número 720 vive abarrotada de gente de todas as nacionalidades que faz fila e espera até uma hora para conseguir entrar. Vitrines? Não há. No lugar delas, ficam estrategicamente localizados, logo à porta, vendedores sem camisa, com pinta de modelo e abdomens definidíssimos – daí o apelido, “time de impacto”. No interior, o clima é de casa noturna, com ambiente escuro e música eletrônica. Quanto à roupa, ela é básica e descolada: polos, moletons, calças jeans, camisas xadrez, camisetas com dizeres irônicos. São peças que podem custar até o triplo de similares das principais concorrentes, American Eagle e Aéropostale. Ainda que a roupa seja de boa qualidade, a razão essencial para o preço mais alto de tudo o que traga um alcezinho estampado não está nem nos materiais nem no acabamento: está na maneira engenhosa como a Abercrombie soube construir sua marca. Segundo um levantamento recente da consultoria Interbrand, essa marca vale hoje 2,5 bilhões de dólares, o que a torna uma das trinta mais valiosas do varejo americano, no mesmo grupo de gigantes como Wal-Mart e Amazon (ela é, exatamente, a 27ª no ranking). Resume Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand no Brasil: “A Abercrombie deixou de ser vista como mera fabricante de roupas para se transformar num ícone”.
Concebida pelo engenheiro David Abercrombie, a Abercrombie & Fitch surgiu no fim do século XIX vendendo roupas e artigos esportivos, como armas de caça e equipamentos de golfe. Teve como clientes assíduos até os presidentes Theodore Roosevelt e John Kennedy. Com o aparecimento de uma profusão de lojas esportivas mais populares, foi perdendo terreno, até que, em 1977, estava falida. Reabriu anos mais tarde, como braço de uma rede de artigos esportivos. Mas foi só em 1988, quando o grupo The Limited, um dos maiores do setor nos Estados Unidos, adquiriu a Abercrombie, que ela voltou a ganhar prestígio e a crescer. Depois disso, abriu o capital na bolsa – iniciativa essencial para quintuplicar o número de lojas em uma década – e contratou o empresário Michael Jeffries, atual CEO.
Centralizador ao extremo, foi Jeffries quem definiu o novo nicho em que a Abercrombie atuaria e o próprio conceito das roupas. Embora não tenha nenhuma formação como designer, é ele quem está no comando da equipe de estilistas. “Ninguém sabe no mercado o nome dos estilistas da Abercrombie”, diz Simon Collins, reitor da Parsons, a badalada faculdade de moda de Nova York. “Jeffries é a força dominante por trás da grife.” Ele conseguiu alcançar um feito raro – e decisivo – para o sucesso de uma marca: associá-la a um estilo de vida. “Acionamos o lado emocional dos nossos clientes”, costuma afirmar o CEO. Mantidas as proporções, a Abercrombie aborda seu público-alvo – adolescentes e universitários – com uma proposta semelhante à das marcas de alto luxo (não por acaso, seu slogan é “casual luxury”, ou “luxo casual”). Assim como a Louis Vuitton, por exemplo, a Abercrombie jamais faz liquidações, o que impede a popularização excessiva e mantém certa aura de glamour.
Evitar a popularização não é necessariamente o mesmo que vender pouco. A década passada foi muito boa para a Abercrombie e os últimos cincos anos, simplesmente extraordinários: suas vendas cresceram nada menos do que 100% nos Estados Unidos, um recorde para o setor de vestuário americano, cuja expansão agregada foi de 14% no mesmo período. Não bastasse isso, o preço alto garantiu à empresa margens de lucro de 67%, também elas bem mais altas do que a média do mercado, de cerca de 40%. Esses mesmos preços altos, contudo, se tornaram um problema num cenário de crise. Neste ano, a Abercrombie teve perdas significativas. As vendas do primeiro trimestre foram cerca de 30% menores que as do mesmo período de 2008 – a perda média do mercado, em comparação, foi de 10%. A empresa arca com o prejuízo fazendo uso do dinheiro acumulado nos anos de lucros altos. E os analistas apostam que, passado o período de turbulência na economia, a Abercrombie retomará a velocidade de crescimento anterior, como ocorreu depois de outras crises.
http://www.abercrombie.com
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Ola,
Tenho uma multimarcas no interior de Sao Paulo, e estou interessada em vender a Abercrombie, vocês sabem se existe algum representante comercial da marca aqui no Brasil?
Obrigada
Barbara
Prezada Barbara
Boa tarde!
Acabei de enviar um e-mail a vc!
Abcs
Alexandre Taleb
oi alexandre, gostaria de abrir uma loja abercrombie em Goiânia. voce pode me dar informações a respeito?
meu e mail : patricia@midiaplaytv.com.br
alexandre taleb como faço pra entra em contato com você
alexandre@alexandretaleb.com.br
Olá eu também gostaria de saber como contactar representantes no Brasil
Gostaria de revender a marca na minha loja
ola boa tarde gostaria que você mim mandasse um email com o nome de um representante da marca no brasil para eu fazer uma compra no atacado para revender obrigado.
Oi,
Não sou representante, mais tenho loja e sou distribuidor Abercrombie & Fitch e Holliste, caso queira pode entrar em contato comigo.
Email: losribeiro2006@hotmail.com
Msn: losribeiro2006@hotmail.com
Fone: 62-8509-23332
Carlos Ribeiro
Barbara eu sou importador LEGAL de roupas, com nota fiscal.
entre em contato
paul@atxlogistica.com.br
Tenho uma multimarcas no interior do Piauí, e estou interessada em vender a Abercrombie, vocês sabem se existe algum representante comercial da marca aqui no Brasil?
Obrigada
Renata
Ola Renata
Boa tarde!
Obrigado pela visita em meu blog!
Vou mandar um e-mail a vc.
Abcs
Alexandre Taleb
sera que vc pode me mandar um email com o local aonde tem um revendedor abercrombie ??fico no aguarde
gustavo.vl@windowslive.com
Gostaria de saber se tem algum representante Abercrombie & Fitch e Hollister aqui no Brasil?
Olá Alexandre estou abrindo uma loja na zona Sul de SP e preciso de distribuidor de marcas como abercrombie, hollister , calvin klein e etc... Poderia me passar seu email para conversarmos a respeito . Meu email e viniciusgiusti1@gmail.com
Prezados
Não sou vendedor e não conheço esse ramo!
Sou Consultor de Imagem!
Sobre franquias tb não conheço NADA!
Atte
oi renata quem vende essa marca no brasil e a Mandi & Co entre em contato com eles
Não existe representante comercial em nenhuma parte do mundo, a marca só abre lojas proprias. A mandi comercializa a famosa muamba..
Renata onde fica sua loja?
Ola Alexandre.
Gostei muito dos modelos acima, gostaria muito de saber aonde eu posso encontrar os mesmos modelos acima, e se sabe tambem a media de preço. Obrigado.
Adorei o blog.
Abraços.
Ola Karl
Obrigado pela visita em meu blog!
Vou te mandar um e-mail!
Abcs
Alexandre Taleb
Alexandre tambem estou interessado em revenderr a marca.
aguardo contato
abraços
Olá Victor agradeço o seu comentário e seja sempre benvindo.
O ataleb não é uma loja ou revendedora, apenas divulgo produtos que são tendências através de pequenas matérias produzidas por mim.
Continue participando.
Abcs
Alexandre Taleb
BOA NOITE,
GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA OBTER UMA FRANQUIA UM ATE MESMO UMA REPRESENTAÇÃO DA MARCA PRA MACEIO- AL.
ATENCIOSAMENTE:
OTAVIO ADOLFO
82-9924-8092
Olá Adolfo agradeço o seu comentário e seja sempre benvindo.
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Abcs
Alexandre Taleb
Tenho uma loja no Espirito Santo e gostaria de vender Abercombrie... existe algum representante de multimarcas da marca aqui no Brasil?? Obrigada
Olá Pietra
Agradeço o seu comentário e seja sempre benvinda.
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Abcs
Alexandre Taleb
Sim, obrigada!! Mas você sabe me dizer se existe algum representande no Brasil? (:
Ola Pietra
Boa tarde!
Sei que no Shopping Iguatemi de SP tem uma loja que vende.
Abcs
Alexandre Taleb
GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM REPRESENTANTE DA MARCA ABERCROMBIE AQUI EM MINAS GERAIS,POIS ESTOU INTERESSADO EM TRABALHA COM A MARCA NA MINHA LOJA.
Olá Raphael agradeço o seu comentário e seja sempre benvindo.
O ataleb não é uma loja ou revendedora, apenas divulgo produtos que são tendências através de pequenas matérias produzidas por mim.
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Abcs!
Alexandre Taleb
Ola Raphael, tudo bom? Amigo, nao sou representante oficial da marca, pois a mesma nao possui, mas revendo para lojas ai de BH, compro fora do pais, caso queira saber mais, pode entrar em contato neste numero_ 3186787762, obrigado.
Henrique.
Obs: estou em viagem, chego dia 5/8
Olá Henrique, tenho uma multimarcas em Salvador-BA, e estou interessado em vender a Abercrombie e Hollister. aguardo resposta no e-mail: ivinhodaluisgama_@hotmail.com ou juniior.net@hotmail.com
Vendo Hollister e Abercrombie no atacado.
Olá Paul. Me passe o seu contato. Estou montando uma loja e gostaria de revenderessas marcas..
Me passa seu Email.
Olá Alexandre,
estou fazendo a minha monografia com o tema: a experiência Abercrombie & Fitch. Gostaria de saber se você teria mais informações, materiais ou algo que possa me ajudar no meu trabalho. Sou apaixonado pela estratégia de marketing utilizada pela marca. É fantástico o trabalho de gestão de branding que é feito.
Obrigado.
Ivo
Olá Ivo, agradeço o seu comentário e seja sempre benvindo.
O ataleb não é uma loja ou revendedora, apenas divulgo produtos que são tendências através de pequenas matérias produzidas por mim.
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Abcs!
Alexandre Taleb
gostaria de revender hollister e abercrombie gostaria de explicaçoes
Olá Carlos agradeço o seu comentário e seja sempre benvindo.
O ataleb não é uma loja ou revendedora, apenas divulgo produtos que são tendências através de pequenas matérias produzidas por mim.
Continue participando.
Abcs
Alexandre Taleb