Durante uma viagem ao sul da França em 2012, observando a moda masculina local, o engenheiro paulista Michel Lassner (de azul na foto acima, ao lado do sócio Alexandre Reitzfeld) teve um insight: apesar das temperaturas quentes que marcam grande parte do Brasil, faltava ao país uma empresa focada unicamente na produção de shorts de qualidade. Naquele momento, ele não imaginaria que hoje a sua cria, a Shorts.Co, teria sete lojas espalhadas pelo Brasil. Muito menos que até o final de 2019 uma loja da marca será aberta na Arábia Saudita. À seguir, os principais pontos da conversa que a Carbono Uomo teve com Lassner:
Carbono Uomo – Como surgiu a oportunidade de a Shorts.Co abrir uma loja na Arábia Saudita?
Michel Lassner – Há cerca de cinco anos, disparamos seguidos e-mails para uma série de representantes comerciais pelo mundo. A grande maioria não respondeu. Parte respondeu, mas sem demonstrar grande interesse. Dois deles, localizados nos EUA e na Alemanha, responderam demonstrando interesse. Foi nesse momento que iniciamos de fato uma estratégia de exportação, com pensamento de investimento a curto/médio prazo para retorno de longo prazo. Sabíamos que tínhamos que investir em feiras renomadas do setor, mesmo que as vendas, em um primeiro momento, não acompanhassem os investimentos. E sabíamos também que a participação recorrente nestas feiras seria de fundamental importância para a confiabilidade dos lojistas internacionais. Por fim, uma vez tirado algum pedido, as entregas deveriam ser feitas em qualidade e prazo exemplares.
A relação com os representantes foi ficando mais próxima com o passar do tempo. De fato, entregávamos o que prometíamos e isso gerou muita confiança. Passamos a ser conhecidos no mercado e assim os próprios representantes passaram a nos recomendar para outros. Em uma destas recomendações, fomos apresentados a um grande grupo saudita que detém a distribuição de algumas marcas internacionais renomadas e presença sólida nos principais países do Oriente Médio.
Carbono – Onde eles possuem lojas?
Michel – Nos principais shoppings da região. Também contam com vendas diretas para lojistas e sites locais. Fizemos alguns contatos de alinhamento por Skype até que, no ano passado, convidamos o CEO do grupo para que viesse ao Brasil conhecer os bastidores da nossa operação. Nesta visita, detalhamos o processo de internacionalização da marca, assim como as especificidades do mercado árabe. Até que por fim elaboramos em conjunto um contrato de distribuição da marca na região. A previsão é de que a primeira loja da Shorts.Co por lá inaugure ainda este ano em um renomado shopping na costa da Arábia Saudita. Até o final de 2021 estão previstas aberturas de mais duas a três lojas entre Dubai, Kuwait e Bahrein.
Carbono – No Brasil, onde a marca pode ser encontrada atualmente?
Michel – Temos nossa flagship store no coração da Rua Oscar Freire, além de outras quatro outras lojas em São Paulo (shoppings Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Anália Franco e Villa Lobos). Temos uma loja em Recife (Shopping Rio Mar) e outra no Rio de Janeiro (Shopping Leblon) e uma franquia em Salvador (Shopping Barra). A marca também conta com mais de 120 pontos de multimarcas espalhados pelo país.
Carbono – Os produtos da marca já haviam sido exportados para que países antes?
Michel – Já aconteceram exportações para outros 17 países: Alemanha, Suíça, Áustria, Espanha, Itália, Estados Unidos, México, Chile, Paraguai, Singapura, China, Japão, Chipre, República Tcheca, Filipinas, Grécia, Israel. E contamos com representação nos Estados Unidos e Europa.
Carbono – Qual o apelo da marca para os estrangeiros, na sua opinião?
Michel – Hoje a marca utiliza modelagens internacionalmente consagradas, além de trazer a tropicalidade e a cultura brasileira em forma de uma estamparia única. Além disto, o Brasil ser reconhecido internacionalmente pela sua moda praia e o futebol ajudou muito o país a ter um forte apelo na região árabe.
Carbono – Quais são as metas para 2019?
Michel – Com relação as metas de exportação, temos como objetivo triplicar o faturamento desta divisão da empresa. Também queremos abrir entre 15 a 20 novos pontos de vendas e fidelizar os clientes em carteira. www.shortsco.com.br
Matéria retirada do site Carbonouomo.
A camiseta branca é a preferência da maioria dos homens que querem acertar, mas não…
Existem algumas ocasiões em que usar meias definitivamente não fica bem. Mas muitos homens podem…
O linho é um tecido que traz elegância a diversos looks casuais. Cada vez mais…
Cabelos são assuntos sérios, tanto para mulheres, como para homens. Eles revelam a forma como…
Quando você escolhe uma camisa você pensa no formato da gola que ela tem? Usar…
Você pode achar que só será notado se tiver um corpo atraente ou uma conta…