Sinônimo de charme e estilo, a barba é uma marca transformadora no visual dos marmanjos. Saiba como deixá-la estilosa e com a sua cara!

Fonte: Guia da Semana, por Bruno César Dias.

Máscara para cílios, maquiagem, esmalte, batom, tinturas que não acabam mais. Enquanto as mulheres padecem com vários produtos e tratamentos para cada parte do corpo, os homens têm apenas uma grande vaidade (além dos cabelos, é claro) que trazem estampada na cara. Afinal, quem ostenta pelos grossos e pontudos espalhados pelo rosto sabe o poder transformador e sedutor que uma barba pode ter.
Os especialistas garantem, mas nem precisava. Muito mais do que modificar a aparência, a barba imprime um estilo. “Os jovens estão assumindo importantes cargos profissionais cada vez mais cedo e a barba dá um ar maduro, transmitindo seriedade”, frisa Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabelereiros.
No entanto, o bom mesmo de usar barba é seu afrodisíaco poder sobre as mulheres. Muitas chegam a se apoderar desse pedaço do corpo de seus namorados e maridos. “A barba por fazer deixa um ar mais rebelde. Diria até cafajeste, despertando e muito o interesse das mulheres. Têm muitos clientes meus que as namoradas não os deixam tirar, determinando que a barba é um território delas”, reforça Dario Beca, especialista no assunto do Studio W. Quem quer acertar nas duas pontas também não precisa ter medo. A barba mais rala e desenhada também passa maturidade, assim como as mais cheias.

Tendências e formatos
Ao contrário dos cortes de cabelo, a barba sofre menos pressão dos modismos. “A barba em si é a tendência, ao contrário do bigode, em baixa procura e indicado como complemento da barba ou do cavanhaque, nunca sozinho”, destaca Beca. Entre os formatos mais pedidos no Studio W destacam-se os desenhos geométricos e a barba por fazer.
Outro motivo para a barba ser extremamente pessoal é o formato do rosto. Para um bom caimento, ela deve estar adaptada às linhas de expressão, definidas pelo maxilar e pela linha que corta a maçã do rosto até o meio da orelha. “O homem deve observar quais formas se destacam e a relação entre a fronte e o maxilar. Ele é mais largo que fronte? As maçãs do rosto são proeminentes ou arredondadas? O cruzamento das respostas o definirão como formato do rosto e a melhor barba”, disseca Coraza. Veja as dicas dos especialistas para ficar bem na foto e na fita.

Rosto redondo: O ideal é não deixar linha superior da barba excessivamente marcada, deixando o contorno para a linha inferior, que deve ficar entre a metade de cima do pescoço e a ponta do queixo.

Rosto quadrado: Por possuir linhas expressivas é um dos que chamam mais atenção. Quem se garante pode abusar das linhas geométricas, explorando e ressaltando o formato do queixo. Já quem não gosta dessas características deve buscar formas arredondadas para suavizá-las.

Rosto triangular: Esse nome identifica aqueles que têm a testa larga e queixo mais fino. A barba deve ser mais farta, aberta para baixo e para as laterais e com a linha inferior próxima ao maxilar, ampliando a área de percepção do queixo.

No dia a dia
Mais difícil que decidir ter barba é mantê-la aparada e bela. “O ideal é a pessoa procurar um bom profissional para fazer um primeiro desenho e depois continuar em casa”, reforça Dario Beca. E isso requer disposição e atenção.
A começar pela pele. Lave o rosto com água morna para amolecer os pelos. Depois, passe gel ou creme no rosto na área a ser totalmente aparada. Os mais puritanos defendem cremes, sabões específicos e o uso do pincel por possuírem água na composição (ao contrário do gel) e ajudar na esfoliação da pele.
Para manter o desenho, o ideal é usar aparelhos de apenas uma lâmina. Já para abaixar o pêlo, há diversas marcas no mercado. O pente nº 1 deixa a altura do pelo em cerca de meio centímetro, indicado para looks mais despojados. Já os nºs 3 ou 4 para barbas mais vastas, de dois a três centímetros de altura. Finalize com um bom pós-barba adaptado ao tipo de pele, oleosa, seca ou normal, e com odor compatível ao perfume. Tudo para exibir a melhor juba do reino animal.

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