O Dia dos Solteiros, uma variação do Dia dos Namorados, começou na China na década de 1960 como um feriado obscuro, mas cresceu e se tornou um fenômeno de consumo graças principalmente à Alibaba Group Holding Ltd., fundada por Jack Ma e administradora do maior mercado virtual da China.

O Dia dos Solteiros é comemorado no dia 11 de novembro, porque a data – 11/11 – se parece a “galhos desfolhados”, que é a expressão em chinês que designa os solteiros e as solteiras.

Em 2009, a Alibaba acendeu a chama que transformou a data no que ela é hoje – um gigantesco evento de marketing que vende de tudo, de produtos eletrônicos a roupas, cosméticos e alimentos, com grandes descontos.

As vendas são feitas através das plataformas Tmall, AliExpress e Taobao Marketplace e nas lojas tradicionais dos comerciantes.

Estes são cinco pontos que ilustram o tamanho desse fenômeno:

As vendas

Os analistas esperam que as vendas batam um novo recorde. No ano passado, a Alibaba vendeu mais de US$ 1 bilhão em produtos nos três primeiros minutos de vendas.

O total das vendas no Dia dos Solteiros foi de 57,1 bilhões (US$ 9 bilhões) em 24 horas, ou seja, quatro vezes mais que o Cyber Monday dos EUA, que recebe esse nome devido ao aumento das vendas do varejo na primeira segunda-feira depois do Dia de Ação de Graças.

Quarenta e três por cento das transações foram realizadas por meio de aparelhos móveis.

Os produtos

Mais de 1 milhão de produtos foram colocados à venda no ano passado, de acordo com a Comscore. Neste ano, os clientes poderão escolher entre mais de 6 milhões de produtos, de cerca de 40.000 comerciantes e 30.000 marcas.

Espera-se que os consumidores gastem uma média de 1.761 yuans (US$ 277) por pessoa, 22 por cento a mais que na comparação com o ano anterior, de acordo com uma pesquisa da Nielsen com mais de 1.000 usuários chineses de internet.

A logística

A Alibaba estima que seus parceiros mobilizarão 1,7 milhão de entregadores, 400.000 veículos de entrega, 5.000 depósitos e 200 aviões para realizar as entregas. China Post, o serviço de correio do país, estima que 760 milhões de encomendas serão despachadas por diversos sites chineses de comércio eletrônico para os clientes nesse dia.

A quantidade é significativamente maior que os 540 milhões de pacotes enviados no ano passado, de acordo com uma citação do correio no site de notícias da Alibaba, o Alizila.

As lojas vão oferecer mais benefícios, como reembolso e entrega gratuitos, utilizando canais que levam os consumidores virtuais às lojas físicas, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

As marcas

O Dia dos Solteiros ficou mais globalizado. A Alibaba disse que Costco Wholesale Corp., LG Electronics Inc., Walt Disney Co., Fisher-Price Inc., Lego AS, Metro AG e J Sainsbury PLC estão entre as marcas internacionais que participarão do evento neste ano.

Apple Inc., Calvin Klein Inc., Macy’s Inc. e Burberry Group PLC participaram nos últimos anos. Grandes lojas e marcas usam o Dia dos Solteiros como uma oportunidade de se apresentarem ao consumidor chinês, disse Brian Buchwald, CEO da companhia de preferências de consumo Bomoda, com sede em Nova York.

Entre as marcas offline envolvidas em promoções do Dia dos Solteiros estão Shanghai Jahwa United Co. Ltd., Suning Commerce Group Ltd., Intime Retail Group Co. Ltd., Estée Lauder Companies Inc. e BAIC Motor Corp. Ltd., de acordo com uma nota da Barclays PLC do dia 4 de novembro.

As celebridades

A Alibaba está adicionando uma pitada de estrelas ao evento e na lista de convidados aparecem o cantor americano Adam Lambert e o diretor cinematográfico chinês Feng Xiaogang, conhecido por suas comédias que são sucesso de bilheteria.

Celebridades de Taiwan e da China, como a cantora chinesa Jolin Tsai, a atriz Vicki Zhao, as cantoras de Mandopop Jane Zhang e Amber Kuo, e a banda de garotos TFBOYS também foram convidadas para um evento de gala no dia 10 de novembro, antes da corrida de vendas, de acordo com o relatório da Barclays.

Fonte:

www.exame.abril.com.br

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