Em algum momento de sua vida ouviu algum comentário sobre a vida alheia, ou já falou algo sobre a vida de alguém para outras pessoas, seja por deboche, por maldade, para impressionar o ouvinte, ou até mesmo sem más intenções, só para gerar assunto. Muitas vezes, esses comentários sobre a vida alheia não passa de boatos, ou histórias contorcidas de algum momento ou sobre algo que ouviu. No entanto, esses boatos, popularmente conhecidos como fofoca no trabalho, podem ser muito prejudiciais à vida de muitas pessoas, seja a pessoa que conta, a pessoa que ouve e, principalmente, a vítima de toda essa situação.

fofoca no trabalho

Em épocas de muitas fake news, uma palavra mal dita ou uma frase mal interpretada pode gerar inúmeras versões sobre algum ocorrido ou opinião, ocasionando assim, em diversas fofocas. A propagação da fofoca pode ser tão grande, que em algum momento não se saberá a raiz dela ou o que realmente é verdade.

Ao falar de fake news podemos automaticamente lembrar sobre as mídias televisivas e assuntos como política. No entanto, não precisamos ir muito longe, basta observar o nosso cotidiano. Quantas vezes você já não ouviu aquela fofoca no trabalho, seja sobre seu superior ou um colega?

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam a pergunta: “O que mais te irrita no trabalho?” Entre os profissionais brasileiros, 83% dos pesquisados mencionaram a fofoca em excesso.

Às vezes o comentário foi tão inútil, que você nem deu atenção na hora, mas lembrou posteriormente e ficou martelando essa ideia em sua mente, de modo a fazer você olhar uma pessoa diferente por conta do que já lhe contaram sobre ela, não é mesmo?

Faça um exercício de reflexão comigo: pense em seu ponto fraco, naquela história que você não sabe como reagiria se alguém soubesse, naquele trauma que te assombra, ou até mesmo naquela insegurança (física ou emocional) que você adoraria que não existisse. Pensou?

Agora, imagine que você tenha contado isso para uma pessoa, porque achou que ela era alguém de confiança.  No entanto, essa pessoa conta para outras duas, e no dia seguinte está todo mundo sabendo e rindo de você. Não seria nada legal e digno de um ambiente de trabalho, não é mesmo? 

Então, antes de contar o segredo de alguém ou fazer fofoca sobre alguém, pense nessa situação e se coloque no lugar da pessoa, pode ter certeza que você irá poupar muitos conflitos, priorizando um ambiente de trabalho amigável.  

E quando pensar em fazer um comentário sobre alguma característica de alguém (que pode ser a maior insegurança dela) só porque VOCÊ achou legal, lembre-se que você estará sendo apenas uma pessoa babaca.

Como saber se essa fofoca é mesmo verdade?

A fofoca consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas. 

Nessa situação de conta a várias pessoas, devemos lembrar-nos do ditado popular “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Por conseqüência, o acréscimo ou decréscimo de alguma informação pode fazer total diferença. 

Assim, certifique-se se essa informação é verdadeira, não espalhe esse boato a ninguém, pois isso se tornará um ciclo vicioso de mentiras e poderá ser um desastre ao final.

Consequencias da fofoca no ambiente de trabalho:

  • Discórdia entre os envolvidos;
  • Infecta o clima organizacional com mentiras;
  • Os alvos da fofoca acabam faltando mais ao trabalho;
  • Aumenta o medo e a ansiedade dos colaboradores, podendo evoluir para casos graves de problemas psicológicos, como a síndrome do pânico, o estresse ou mesmo a depressão;
  • Dificuldade de concentração e produtividade afetada — especialmente, a quem é alvo das fofocas;
  • Competitividade desleal.

 

Com isso, podemos observar que a fofoca no trabalho impacta diretamente na produtividade da empresa, na satisfação dos colaboradores e na reputação da marca.

 Pode parecer exagero, mas uma pequena fofoca, que geralmente é espalhada “sem intenção” de prejudicar ninguém, pode acabar tendo o efeito contrário e afetar negativamente a saúde mental dos colaboradores dentro da empresa, principalmente aqueles atingidos e que são vítimas das informações maldosas espalhadas. 

Por conta desse efeito negativo no trabalho houve situações em que os requerentes processaram a organização onde trabalhavam porque suas metas de produtividade foram expostas ou a vida particular se tornou alvo constante de chacota entre os colegas de profissão.

Como evitar as fofocas no trabalho?

As fofocas no ambiente de trabalho são impossíveis de serem erradicadas, mas podem ser evitadas. Entretanto, fica difícil saber como se comportar no ambiente corporativo quando há uma dessas irresistíveis rodas de fofoca. Melhor participar da conversa para se sentir parte do grupo e se informar ou manter distância e focar no trabalho?

Se você optou pela primeira opção, saiba que você está completamente equivocado. Lembre-se que você está em seu trabalho para cumprir uma obrigação, ou seja, para fazer a sua parte como funcionário. Logo, se você quer uma aprovação, que seja de seu chefe por seu trabalho estar bem feito, não por um grupo de colegas que estão ali “fuxicando”.

Manter a distância e focar no trabalho é essencial para um ambiente de trabalho digno e produtivo. Como na maioria dos casos vivemos a maior parte do dia em nosso trabalho, é necessário, então, manter um ambiente amigável e harmônico. 

Assim, há maneiras de evitar o ciclo vicioso das fofocas e das intrigas.

Não ajude a propagar comentários maldosos

 

 

A fofoca é como um vírus, e quando se prolifera, fica difícil reverter esse quadro, e o pior é quando se propaga, causando diversas intrigas ao longo dessa propagação, já que a fofoca pode ser contada e interpretada de diversas maneiras.

 

Fale algo positivo sobre a pessoa

 

Quando alguém lhe contar alguma fofoca referente a um colega de trabalho, faça o contrário e diga as qualidades dessa pessoa que o fofoqueiro está desqualificando. Assim, você estará fazendo a fofoca do bem, e mostrando para o fofoqueiro que aquilo não é do seu interesse.

Teste dos 3 filtros

Sócrates, o filósofo grego, deixou o teste dos 3 filtros como uma lição para praticarmos diariamente, principalmente quando se trate de alguma fofoca, então procure filtrar as seguintes perguntas antes de sair falando qualquer coisa por ai.

O primeiro filtro é a Verdade. Antes de fazer algum comentário, está completamente seguro do que irá dizer é verdade?

O segundo filtro é a Bondade. Este comentário é sobre algo bom de alguém?

O terceiro filtro é a Utilidade. Esse comentário será útil para alguém?

Caso a respostas seja SIM para estas três perguntas, você poderá comentar. Caso contrário, guarde para você e evite fazer essa fofoca.

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