A forma como você se veste, ou se comporta em uma reunião, evento ou entrevista pode dizer muito sobre você.

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O que você faz com a mão enquanto conversa? ou aperta a mão de alguem? pode ser um sinal de insegurança e medo.

Definição: Comunicação não-verbal é a comunicação que não é feita com sinais verbais, que não é feita com a fala nem com a escrita. Diferentemente da comunicação inconsciente, que pode ser verbal ou não-verbal. Compreende a expressão do pensamento por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, utiliza-se de simbologias textuais.

Comunicação gestual e não-verbal: É ela a responsável pela primeira impressão de uma pessoa. O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.

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Saiba os principais pontos para dominar a expressão (comunicação) não-verbal.

Iniciativa: Seja o primeiro a fazer contato visual, ofereça sua mão para um aperto, tenha uma ideia ou solução, entre em uma sala e faça uma ligação, pergunte. Não tenha medo de ser o primeiro, porque isso pode te proporcionar um destaque muito grande em relação aos seus colegas de trabalho.

Modo de Vestir: Tanto para homens como para mulheres, a maneira de se vestir é parte essencial de uma boa apresentação visual. Tenha certeza de que o “casual” não seja “desleixado”. Escolha roupas que combinem com seu ambiente de trabalho, com a cultura da empresa, e que converse com os seus compromissos do dia. Evite colônias ou perfumes que sejam extremamente fortes e que possam incomodar quem está por perto.

Tom de Voz: Muitos elementos da fala fazem com que você seja julgado de uma maneira ou de outra. O tom, as pausas, as próprias palavras, pontuações, podem mudar completamente o significado e intenção de algo dito. Assim como as expressões faciais, o tom de voz correto pode causar o impacto desejado ou indesejado.

Postura e presença: Utilize os braços e mantenha uma postura de liderança. Nada de deixar a cabeça baixa enquanto fala com outras pessoas. Enquanto estiver sentado, lembre-se de se esticar e não ficar com a coluna dobrada. Deixe seus braços visíveis em uma reunião e não fique com eles parados.

Gestos: Os gestos e movimentos com a mão ajudam muito no momento de expressar uma ideia, opinião o emoção. Evite maneirismos comuns como apontar o dedo, mexer no cabelo e girar um anel.

Expressão Facial: Cada uma das emoções humanas tem suas próprias expressões faciais, e na maioria das vezes, são involuntárias. Para não demonstrar sentimentos que você não deseja, conheça bem o seu rosto e saiba como controlá-lo. Para mostrar que está prestando atenção, por exemplo, fique com um pequeno sorriso e não se esqueça do contato visual. 

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A sua imagem diz muito sobre você! Tome cuidado e se policie seguindo esses passos acima!

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