• busca
  • Relogios

    Importância da entretela no colarinho da camisa

    Entretela é um tecido de algodão, engomado, geralmente de cor impecavelmente branca, podendo também ser de cor chumbo ou preta, destinado à confecção de colarinhos para camisas masculinas e femininas.

    entretela-moda-masculina-alexandre-taleb-1

    Antigamente as entretelas eram engomadas com goma de farinha de amido e as costureiras colavam estas entretelas nos tecidos das camisas com o calor do ferro de passar roupa. Hoje as entretelas são feitas em maquinas sofisticadas e são utilizadas resinas termolocantes de alta qualidade que, a uma temperatura adequada, permitem a colagem perfeita no tecido que irá compor o colarinho da camisa. A colagem da entretela ao tecido da camisa é feito em máquinas que funcionam a temperaturas precisas e controladas, chamadas fusionadeiras.

    entretela-moda-masculina-alexandre-taleb-3

    As inovações nos diversos tipos de tecidos utilizados em camisaria exigiram a criação de novos tipos de entretela. Pode-se dizer que há atualmente duas subdivisões: as entretelas de tecido (algodão) sobre as quais a resina é aplicada pelo sistema de micropontos e que são destinadas às camisas de padrão mais sofisticado, e as entretelas de TNT (tecido não tecido) que permitem a aplicação pelo sitema de micropontos ou de spray, mais econômicas, destinadas às camisas de custo mais reduzido e às camisas pólo.

    entretela-moda-masculina-alexandre-taleb-2

    A qualidade da entretela é definida por alguns aspectos fundamentais: a cor, a uniformidade na aplicação de sua resina, a qualidade da colagem (que tem de ser perfeita e não pode apresentar bolhas) e a resistência às sucessivas lavagens. A entretela é normalmente vendida em rolos para os grandes fabricantes de camisas, que cortam o tecido com facas especiais de acordo com os modelos de sua linha de produção, ou, já cortadas no formato de colarinho.

    Observe a próxima foto. A camisa da esquerda não tem entretela no colarinho da camisa, então o colarinho fica mole e entra para dentro da lapela do paletó. Já da direita a camisa tem entretela e fica rígida, dando um ar mais sofisticado e elegante ao homem.

    Sem Título.001

     

    04 jan 2016
    2
    Comente

    Deixe seu comentário

     

    2 Comentários

    1. Felipe Dutra disse:

      Oi Alexandre, boa noite. Qual a marca de entretela você recomenda para tecidos fio 80 e fio 120 egipicio? obrigado, Felipe

    2. Bruno disse:

      Quais entretelas de algodão de alta qualidade podem ser encontradas no varejo? na sua experiência, qual delas entrega um melhor resultado?

    Youtube @alexandretaleb
    Instagram @alexandretaleb

    Copyright Alexandre Taleb Todos os direitos reservados Empresa Marketing Sorocaba Agência Sorocaba