Especialista explica técnicas para a busca do corpo perfeito

por Gabriel Cruz, redação ONNE

Já foi o tempo em que tratamentos estéticos eram coisas só para mulheres. Cada vez mais,os homens estão aderindo à prática cirúrgica e o culto de um corpo perfeito. Com o passar dos anos, clinicas de estética, academias e outros espaços frequentados, em sua maioria por mulheres estão com agendas cheias e seus corredores lotados de homens.

Foto: Divulgação) Dr. David di Sessa, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Nas clínicas, os tratamentos não se resumem apenas aos mais simples. O metrossexual já utiliza de todos os meios para se sentir mais bonito. Sejam os procedimentos pouco invasivos, como, peelings, toxina botulínica ou até os métodos cirúrgicos,como implante capilar, prótese de silicone e a lipoaspiração. Essa última, que já gerou polêmicas com mulheres – por desviarem o foco da procura pela cirurgia – tem atraído cada vez mais homens que se incomodam com excessos de gordura na região abdominal.

“Em meu consultório, nos jardins, tenho recebido inúmeros pacientes homens que reclamam de pequenas imperfeições. Algumas nós corrigimos com tratamento estético mesmo, na própria clínica. Mas muitos, já se sentem à vontade em se internar em um hospital e se submeter à cirurgia plástica”, conta Dr. David di Sessa, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A lipoaspiração é um dos casos mais procurados pelo sexo masculino, que almejam a chamada “barriga sarada”. Segundo o doutor, “há uma procura crescente de homens que querem realizar lipoaspiração, principalmente na região abdominal, para que a barriguinha dê espaço aos futuros gominhos”. Para eliminar os pneuzinhos e as barrigas de chopp, muitos homens têm optado pela cirurgia.

Enquanto no começo dos anos 2000 poucos homens tinham coragem de fazer esse tipo de cirurgia, em 2010 homens – inclusive os que praticam esportes regularmente – optam pela lipoaspiração ou pela mini-lipo, para retirar excessos de gordura que a esteira não tira. “É uma cirurgia plástica como qualquer outra, mas tem um objetivo que não pode ser distorcido. Eu sempre friso que a lipoaspiração é uma cirurgia que visa à retirada de gordura localizada e não serve para perder peso”, explica o médico.

Caso a cirurgia for indicada com outro propósito, o resultado fica comprometido e os riscos cirúrgicos maiores. “É sempre bom alertar o paciente sobre todos os procedimentos da cirurgia e lhe assegurar que se feita com outro propósito, como a busca constante de perder peso rápido, os riscos cirúrgicos são bem maiores do que seguindo o procedimento correto” diz Dr. David.

Os cuidados pós-cirúrgicos são os mesmos indicados para as mulheres: drenagem linfática precoce, o uso de cinta especifica e repouso relativo. “Seguindo corretamente essas orientações certamente teremos um bom resultado cirúrgico”, finaliza Dr. David.

Para os médicos, a busca de homens pela cirurgia é um quadro que representa a quebra de preconceitos, uma vez que a cirurgia de lipoaspiração não foi criada especificamente para mulheres. “É muito bom saber que homens tem perdido e esse preconceito. É um reflexo da nova sociedade em que vivemos, que está deixando de lado certos pré-conceitos que não se adequam mais à nossa época”, completa.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *