macacão masculino

O macacão masculino é uma peça de roupa pouco usual pelos brasileiros, mas em outros países é bastante usual. Aqui no Brasil, infelizmente, não vemos muitos homens usando-o por conta de atribuírem muito preconceito à peça, classificando-a como uma peça exclusiva do mundo feminino.

O homem que pensa dessa maneira, com certeza, está muito ultrapassado e fora da moda, pois o macacão masculino tem feito cada vez mais sucesso, pois além de ser super estiloso, é muito versátil e simples.

Há quem diga que ele ainda tem um ar de trabalho manual, como era usado antigamente, mas é sempre bom ressaltarmos que as peças antigas são as que mais fazem sucesso atualmente. Desse modo, o macacão masculino é considerado uma peça vintage. Mais um motivo para você atribuí-lo ao seu guarda roupa.

Origem do macacão masculino

O macacão masculino é um tipo de vestimenta protetora usada pelos trabalhadores. Se originou na Índia do século XVII de uma aldeia indiana chamada ‘Dungri’, que usam um grosso tecido de chita indiana para fazer roupas de trabalho duráveis.

No estilo britânico, quando os ingleses compraram esse tecido resistente para fazer suas próprias calças de operário, eles adotaram o nome com um toque britânico, chamando o tecido de “dungaree”.

Em 1853, o tecido dungaree foi usado por Levi Strauss e seu parceiro de negócios Jacob Davis para fazer a primeira combinação de bolso e calça. Projetado para ser uma roupa de trabalho durável e prática, esse macacão veio com presilhas, botões e um bolso que permitia o transporte de ferramentas com as mãos livres, eliminando assim a necessidade de cintos pesados ​​na cintura.

Os macacões masculinos tornaram-se tão populares que eventualmente se tornaram as vestimentas padrão dos trabalhadores em toda a América. Para evitar confusão, esses macacões foram codificados por cores de acordo com a profissão. Os macacões dos trabalhadores ferroviários eram listrados e dos pintores eram feitos de branco, enquanto isso o macacão de todos os outros trabalhadores era feito em vários tons de azul.

macacão masculino

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Square Films

Além de ser uma grande peça versátil e usual pelos trabalhadores, os macacões também foram símbolos do movimento flower power da geração hippie da década de 70. O  macacão masculino fez um retorno no início dos anos 2000 e foi usado principalmente pelo famoso rapper americano Eminem.

Hoje em dia, são poucos os trabalhadores dessas áreas que utilizam os macacões, mas o macacão ainda é presente. Não à toa que há diversos modelos e cores, além de tecidos diferentes para a confecção deles, já que alguns são destinados às vitrines de luxo e outros às indústrias para seus funcionários.

Quando usar?

O macacão masculino é uma peça casual, por isso, em hipótese alguma pense em usá-lo para ir ao trabalho em uma empresa corporativa com ou em um jantar com os amigos em um restaurante elegante.

Os macacões são perfeitos para um passeio no parque, no shopping, em um almoço em família ou qualquer outro lugar casual. Embora ele seja uma peça informal, o macacão é muito bem vindo em qualquer estação.

No verão ou na primavera, nada melhor que usar um macacão jeans curto com uma camiseta polo branca básica. Se você quiser deixar mais a cara do verão, você pode usar uma camiseta com cores mais fortes, como um amarelo ou um laranja. Já para a primavera, você pode usar uma camisa estampadas florida. Pode ter certeza que look ficará incrível.

Já para o outono ou para o inverno, dê preferência às cores neutras, como preto, branco, azul marinho ou cinza, ou cores mais terrosas. Para o outono o macacão jeans curto é muito bem vindo, combinado até mesmo com uma camisa. Já para o inverno, o macacão masculino longo é o ideal, principalmente combinado à uma camisa branca ou uma camisa preta.

Embora o macacão jeans seja o mais comum, há macacão de sarja também, recomendado para locais casuais, mas que exigem um pouco mais de sofisticação, como um almoço em um restaurante mais elegante.

Além disso, não é porque os macacões são peças casuais que não pode ter nenhum pouco de sofisticação. Pelo contrário, complete seu look com um sapato social de couro, seja um Oxford ou um Derby para impressionar qualquer um com o seu visual.

O que vestir com um macacão masculino?

macacão masculino

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Max Harlynking

Como mencionado anteriormente, os macacões são versáteis, logo, eles harmonizam com qualquer peça. A melhor combinação, e que não tem erro, é a famosa camiseta ou camisa branca básica, para qualquer ocasião, horário ou estação. Mas, você pode optar por diversas outras cores como as supracitadas no tópico anterior.

Se você quiser dar um ar mais moderno e despojado, você pode combinar o seu macacão masculino com uma camisa xadrez, completando-o com uma bota. Além disso, você também pode combiná-lo com um moletom e completando-o com um tênis de lona.

Se você acha que seu traje de macacão está um pouco sem graça, você pode usar chapéus combinando, óculos de sol ou bandanas. Aproveite que essa é uma peça vintage para aumentar instantaneamente o fator de estilo.

Como comprar um macacão masculino?

Para ter mais conforto ao usar o macacão, compre pelo menos um número maior do que o tamanho que você veste. Mesmo parecendo grande, vai ajudar no ajuste da peça em seu corpo e ficará de acordo com o formato de seu quadril.

Se você pretende usar o macacão com apenas uma alça, veja se os botões da cintura ou do quadril estão ajustados de forma confortável e que sustente o macacão no lugar adequado para não ficar caindo. Caso for usar as duas alças, ajuste a parte de cima para que fique abaixo da linha dos ombros.

macacão masculino

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Michael Weir

Além disso, não se esqueça de verificar o comprimento do macacão na virilha. Ele não deve ficar curto e nem comprido demais para que caia bem e fique confortável.

Agora que você já sabe a história, o valor cultural e como usar um macacão masculino, invista nessa peça e renove seu estilo. Se você é um cara mais clássico, com certeza olhou com estranheza para esses look, mas não custa nada tentar algo novo e se reinventar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *