A globalização interfere em nossas vidas diretamente, principalmente pelos avanços tecnológicos que resultaram em meios de mídias sociais como essa que você está acompanhando.  Essas mídias trouxeram consigo um advento: a necessidade de ter uma boa impressão ao olhar de outras pessoas, ou seja, a imagem pessoal.

A imagem pessoal deixou de ser apenas a preocupação com a estética, e hoje é considerada uma profissão, e para ser um consultor de imagem pessoal, assim como eu, é preciso muito estudo e esforço para ampliar seus conhecimentos sobre moda, embelezamento, comércio, gestão e principalmente, a relação e o contato com diferentes tipos de pessoas.

Mas a final, o que é Imagem Pessoal?

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a Imagem pessoal é uma área caracterizada pelo trabalho estético voltado à criatura humana e compreende os procedimentos de embelezamento facial e corporal, a criação e execução de estilos de cabelo, maquilagem, peças do vestuário e acessórios, a veiculação dos fenômenos da moda, bem como sua gestão e comercialização.

O setor de Moda e Beleza tem crescido muito nas últimas décadas, demonstrando maior preocupação com o belo e com a impressão que as pessoas visam passar para a sociedade crítica e consumidora. Há quem fale que a imagem pessoal é algo tão banal e temporário, mas na verdade a Imagem Pessoal tem grande influencia em diversos setores.

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? A preocupação com sua imagem pessoal e profissional não são de hoje. Conforme Management Institute of Tecnology (2001), a visão (aparência) corresponde a 25% no primeiro impacto. O tom de voz a 18%. A adequação das palavras a 14%. E a linguagem corporal a 10%. Logo, o primeiro contato que nós temos com outras pessoas é o mais importante, já que demonstrará o seu comportamento e transferirá a sua imagem ao olhar crítico de um cliente, por exemplo.

Quando surgiu a Consultoria de Imagem Pessoal?

Como já mencionado anteriormente, não é de hoje que as pessoas têm se preocupado em passar uma boa impressão para manter boas relações pessoais quanto profissionais, e foi com esse intuito de modificar a imagem pessoal e garantir as pessoas maior segurança em seu estilo e comportamento que surgiu os primeiros Consultores de Imagem Pessoal.

A Consultoria de Imagem Pessoal surgiu nos EUA, na década de 70 e era destinada a políticos, artistas, esportistas e modelos. Ou seja, naquela época apenas pessoas de alto padrão econômico tinha a preocupação e possibilidade de melhorar sua imagem.

Atualmente, essa área atende todo o público como qualquer outro serviço de consultoria no mercado. Por isso, essa questão de da importância da Imagem Pessoal é um assunto muito discutido e de tamanho interesse para quem quer realçar sua aparência.

Qual a diferença entre um Consultor de Imagem, um Coach de Imagem e Estilo e um Personal Stylist?

Segundo a consultora de imagem Carol Davidson da Associação Internacional de Consultores de Imagem, consultor de imagem se preocupa com o pé. O fashion stylist se preocupa com o sapato!

Isto é, o personal stylist ou fashion stylist trabalha com um mundo criativo, ou seja, ele vai escolher para o que lhe cai bem dentro daquilo que está na moda.

Já um consultor de imagem se preocupa com a aparência, comunicação e etiqueta em todas as áreas da vida do cliente, ou seja, ele procurará peças que comuniquem seus objetivos e estejam em harmonia com você, mesmo que cores e cortes que são tendência não sejam as melhores para você.

Diferente desses mencionados acima que se preocupam mais com imagem e aparência, o Coach de Imagem e Estilo aliado a Consutoria, estimula o autoconhecimento e potencializa o crescimento pessoal e/ou profissional, identifica e elimina bloqueios, aumenta a autoestima, autoconfiança e empoderamento, a fim de obter uma imagem de sucesso.

O que faz um consultor de imagem pessoal?

“O Consultor de Imagem é o profissional que assessora seus clientes sobre aparência, comportamento e comunicação a fim de atingir autenticidade, autoconfiança e credibilidade”, segundo a da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI).

Há uma série de etapas que um consultor de imagem pretende seguir para conseguir o sucesso de seu cliente, entre elas:

1ª Etapa: esta é a parte da análise feita pelo consultor. É neste momento que surge a análise da Cor da sua Estação, das suas medidas,  do seu tipo de pele e cabelo, bem como a  sua morfologia facial.

2ª Etapa: esta é a parte de ver as necessidades de mudança, ou seja, a reestilização. É o momento da transformação do seu guarda- roupas. Tirar, substituir, customizar, doar e separar o que tem a ver com seu estilo(s) repaginado, tornando seu guarda-roupa mais inteligente, versátil e útil.

3ª Etapa: aprender a se vestir. Após a reestilização de seu guarda-roupa você deverá aprender a combinar cores e se vestir de maneira correta de acordo com seus objetivos.

Há dois tipos de consultoria de imagem:

Pessoal: que assessora sua estética e estilo para ganhar mais credibilidade diante de outras pessoas.

Profissional: assessora sua autenticidade para melhorar seu perfil profissional, visando mais relações empresariais, demonstrando mais seriedade e comprometimento com o cliente diante de seu estilo.

Um fato muito importante que você deve perceber é que a consultoria de imagem pessoal, não é um guia prático muito menos um padrão em que você tem que seguir.

Muitas pessoas acham que a consultoria de imagem pessoal irá fazer você se encaixar em um padrão. No entanto, um consultor de imagem te auxiliará para você fazer uma modificação no seu lifestyle.

Se você já tem uma imagem a ser preservada e conhecida pelo mundo corporativo, por exemplo, o consultor de imagem te acompanhará para fazer melhorias em seu comportamento e estilo, ou seja, ele aperfeiçoará seus pontos fortes para que eles se destaquem.

O consultor também te ajudará com a relação entre seus clientes, até porque você não pode impor a sua imagem pessoal aos outros, mas pode modificar a forma com as pessoas lhe vêem através das interações, por isso a primeira impressão é a mais importante, sendo ela a base que constituirá em sua imagem pessoal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *