COLEÇÃO OVALE – O NASCIMENTO DE UMA NOVA LINHA
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O prestigioso relógio oval com ponteiros telescópicos, uma criação dos gênios ingleses Vardon & Stedmann da relojoaria do começo do século 19, é uma maravilha rara que mistura arte e técnica. Somente duas peças deste modelo foram produzidas a mais de 200 anos e ambos foram restauradas por Michel Parmigiani nos ateliers da Marca na cidade de Fleurier em 1997. Esta peça ficou marcada, tanto pela sua forma elíptica encantadora quanto pela magia de sua complicação. Seus dois ponteiros telescópicos seguem os contornos da caixa, alongando-se e recolhendo-se conforme a elipse, e aproximando-se mais perto dos números para nos apresentar às horas. Graças à sutileza desta complicação chamada pantográfica, a peça parece ser movida por uma vida própria que nos explica os mistérios do tempo.

Da experiência da restauração, nasce a reinterpretação em chave moderna, do icônico relógio oval, desta vez em versão de pulso e não mais de bolso. Foram necessários mais de 2 anos de trabalho para a criação deste projeto, desafiando as regras técnicas da alta relojoaria. O resultado, em perfeito estilo Parmigiani é a síntese da inspiração do passado que permeia de tradição o presente e projeta o relógio do futuro.

A COMPLICAÇÃO PANTOGRÁFICA / UMA VERDADEIRA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O ponto culminante da nova coleção oval é inegavelmente a complicação Pantographe com a dança sutil dos ponteiros ao passar do tempo. Estes últimos são chamados “pantográficos” porque obedecem ao princípio do instrumento do qual eles tomam o nome, ou seja, a multiplicação de um comprimento por um fator dado para atingir uma escala de tamanho maior ou menor.

Concretamente, um excêntrico no centro do movimento determina um certo comprimento, o qual é em seguida replicado em um número X de vezes no conjunto do ponteiro. Em outras palavras, é a medida deste excêntrico central que dá as informações de desenvolvimento do ponteiro e que o modula ao longo de seu curso em torno do mostrador. Esta trajetória e seu prolongamento foram cuidadosamente estudados para que a elipse descrita pelos ponteiros seja harmoniosa e perfeita. Graças a uma simulação em computador, certificamos igualmente que o ponteiro dos minutos não se recolhe em momento algum além daquele das horas – o que significa que não podemos jamais confundir 12h15 com 3h00, por exemplo.

Apesar do que se imagina, o principal desafio desta peça excepcional não é a complicação relojoeira por si só, mas ele reside principalmente no recorte e, principalmente, na montagem dos ponteiros telescópicos. Após ter estudado várias técnicas diferentes, os relojoeiros da Parmigiani Fleurier optam por uma tecnologia de ponta para talhar os finos segmentos de titânio que compõem os ponteiros. Trata-se de um recorte a laser de última geração que funciona a água e a nitrogênio e que garante uma precisão de 2 a 4 μm. Foi preciso um ano de testes, conduzidos pela escola politécnica de Lausanne, para se chegar à espessura desejada.

Isto nos leva à etapa da montagem, onde este ambiente excessivamente hi-tech se esmaece para dar lugar à mão humana. De fato, a precisão das máquinas, por mais perfeita que seja, não substitui jamais o olho e o gesto do relojoeiro em etapas cruciais. E quando se trata de rebitar os diferentes segmentos de titânio entre si, o trabalho é de toque e de ouvido. É preciso saber ao longo das percussões o momento onde o rebite se deforma – ouvir aquele “tac” particular do material que passa por uma alteração para interromper precisamente seu trabalho. No final da operação, os segmentos em titânio devem deslizar entre si de modo completamente livre, mas sem o menor jogo. É, portanto, um equilíbrio extremamente sensível que os relojoeiros devem encontrar a cada intersecção da estrutura para garantir o bom funcionamento do conjunto.

A nova coleção oval da Parmigiani Fleurier desdobra -se em vários modelos diferentes, mas todos possuindo esta dimensão singular em forma elíptica como elemento característico.

ESTÉTICA DE UM OVAL

Michel Parmigiani e sua equipe fizeram uma pesquisa importante para chegar ao formato oval mais adequado em termos de harmonia de proporções e de ergonomia. O desafio principal desta busca consistiu em trazer uma consonância masculina a este produto em curvas e em arredondados, que evoca a feminilidade. Assim, a coleção oval está perfeitamente equilibrada do ponto de vista dos gêneros em decorrência de várias decisões estéticas determinantes. Para começar, a escolha pelo oval. Foi decidido desviar-se da elipse pura e deslizar rumo ao formato em alça de cesta, ou seja, inflar o oval em sua diagonal para dar a ela uma dimensão mais masculina.

Na sequência, foi preciso encontrar uma proporção ideal entre a dimensão e o aro para afinar o perfil relativamente espesso do relógio. Para isso, pesquisamos uma linha de separação entre os dois elementos que ficasse a uma altura suficientemente definida para criar uma impressão de fineza e quebrar os arredondados. Enfim, o produto ganhou um aspecto afiado e pontudo graças à angulagem sistemática de suas superfícies. O fato de chanfrar-se os volumes traz ângulos à peça, adiciona retas onde havia arredondados. Isto resulta em um aspecto afiado e cortante pelos jogos de luzes assim criados – um aspecto decididamente masculino a despeito das curvas.

Encontramos, portanto, a mesma lógica que havia orientado a busca estética em torno do Bugatti Super Sport. Um produto essencialmente redondo ao qual tínhamos adicionado linhas e ângulos para obter um jogo de luz que afinasse o produto e para ganhar um efeito geral de nervosismo, uma dimensão masculina. O design da coleção oval é, portanto, um malabarismo delicado de curvas e linhas – à imagem dos ponteiros do pantógrafo – para alcançar este equilíbrio magnífico dos gêneros e esta elegância que se percebe por si só.

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A COLEÇÃO OVAL OVALE PANTOGRAPHE

O movimento de base do Ovale Pantographe é o mais antigo da casa Parmigiani Fleurier: trata- se do calibre PF110 consagrado na linha Hebdomadaire. Adicionando-se o módulo dos ponteiros retráteis, este novo movimento porta a sigla PF111 e reúne portanto um pantógrafo do movimento manual com uma reserva de marcha de 8 dias.

O oval pantográfico declina-se em uma caixa em ouro rosa ou em ouro branco, mas mantém, entretanto, o mesmo mostrador com um motivo em grão de cevada – sutil alternância de linhas e de curvas mais uma vez – que dá relevo à peça.

Muito simbólica na história da relojoaria, a cor azul é a homenageada. Os ponteiros pantográficos são em titânio azulado, que é uma nuance obtida após uma fase de aquecimento muito difícil de executar, a mais de 550 graus. Os indexadores e os números são em aço azulado, resultante de um tratamento PVD.

 

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