Todos já ouvimos reclamações (e todos também já reclamamos) sobre como não há horas o suficiente no dia para fazer tudo o que precisamos. Com um pouco de organização e gerenciamento você consegue maximizar seu tempo. Aprenda a organizar o seu tempo sabiamente para realizar mais tarefas com o tempo que tem.

 

  1. Identifique como você gasta seu tempo

Tenha um registro das suas atividades diárias. Escreva o que você faz diariamente e quanto tempo gasta em cada tarefa. Talvez você se surpreenda pela quantidade de tempo que passa em certas situações comparado com a quantidade de tarefas realizadas.

Anote tudo, por mais “boba” que pareça a atividade, isso será importante. Mesmo que a atividade seja fazer um café da manhã ou tomar um banho

 

  1. Anote todas as suas atividades em um caderno.

Uma vez que você descobre o que realiza a cada dia e quanto tempo gasta, escreva em um caderno, utilizando uma página apenas por dia. Isso fará com que você identifique padrões e potenciais áreas em que você pode estar gastando tempo.

  • Seja compreensivo e claro quando anotar neste caderno. Não coloque eventos distintos em um mesmo espaço, não menospreze tarefas menores, e certifique-se de escrever exatamente o horário quando acessar como seu dia terminou.
  • Talvez seja útil colocar categorias em certos tipos de atividades. Por exemplo, escreva tarefas domésticas em azul, atividades do trabalho em vermelho e leitura em preto. Isso o ajudará a visualizar como o seu tempo está sendo gasto.

 

  1. Observe como o seu tempo está sendo gasto.

Uma hora por dia zoneando? Duas horas decidindo o que comer? Oito horas gastas na internet? Procure por padrões de como você gasta seu tempo e determine o que é necessário e o que não é.

Você gasta tempo por que falta autocontrole? Procrastina demais? Você assume muitas responsabilidades? Essas são perguntas que você precisa perguntar a si mesmo enquanto está olhando o caderno.

  • Talvez você descubra que você se dispersa de atividades em formas que não fazem o menor sentido. Por exemplo, não é sábio trabalhar por meia hora, gastar 10 minutos lidando com questões triviais, e depois voltar a trabalhar por mais meia hora. Você será mais focado e produtivo se trabalhar por uma hora e lidar com assuntos triviais mais tarde.
  • É melhor realizar suas tarefes por “Chunking”. Chunking é um método no qual você dedica uma quantidade determinada de tempo para uma única tarefa, sem distrações.

 

  1. Considere fazer ajustes

Agora que você sabe exatamente onde e com o que você desperdiça o seu tempo, comece a fazer ajustes ao seu cronograma. Certifique-se de identificar as áreas que não podem ou não devem ser reduzidas simplesmente por preocupação com o tempo. Não é porque você demora muito tempo em algo que esse tempo está sendo desperdiçado.

Se você gasta 3 horas por dia enviando e-mails de trabalho, é pouco provável que você consiga reduzir esse tempo de atividade. Contudo, se você está enviando cinco ou seis e-mails pessoais enquanto envia os e-mails de trabalho, você definitivamente pode reduzir a quantidade de tempo que dedica para isto.

 

Um tempinho extra sempre é bem-vindo, vamos nos organizar? Conte as suas experiências nos comentários.

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