Ser ansioso, antigamente, era apenas uma “desculpinha” para muitas pessoas hiperativas ou que não conseguiam dormir por conta dessa ansiedade. Com o avanço da medicina, descobriram que a ansiedade é uma doença que pode causar diversos problemas para pessoas ansiosas, seja no seu convívio social ou psicologicamente. Há quem diga ainda a ansiedade é ainda uma “frescura”, que é apenas uma fase que irá passar. Há pessoas que têm ansiedade, mas preferem não enxergar esse mal que lhe acompanha diariamente, não procura um especialista para lhe ajudar, e com isso o problema pode ir se agravando cada vez mais. Até o século passado, falar sobre esse assunto, assim como a depressão, era um tabu já que as pessoas não a havia como uma doença, e sim como algo cotidiano que fazia parte da vida de todos quando algo muito importante estava preste a acontecer ou quando tínhamos que fazer uma grande decisão. Quando se trata de alguma doença, as pessoas acham que se entupir de remédios poderá resolver esse problema. Dessa forma, neste post vamos esclarecer dúvidas sobre ansiedade e mostrar que remédios naturais para ansiedade também podem ser eficaz no tratamento.

remédios naturais para ansiedade

O que é ansiedade?

Ansiedade é uma reação natural do nosso corpo em reagir a algo estressante, ou seja, é uma resposta emocional provocada pelo medo, que nem sempre é uma doença.

É caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins. Até certo ponto, a ansiedade pode ser benéfica, de forma com que incentive o indivíduo a procurar novos desafios e decisões para realizar projetos futuros a fim de melhorar sua condição de vida.

No entanto, tudo em excesso causa algum tipo de problema. A ansiedade excessiva pode levar o indivíduo a tomar decisões precipitadas e até mesmo atentar a sua própria vida.

Os sintomas e conseqüências podem aparecer de diversas formas, ocasionando em outras patologias como: transtorno depressivo maior ou com certos transtornos de personalidade; transtorno de ansiedade generalizada; transtornos mentais; transtorno alimentar; transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo.

O que causa a ansiedade?

As causas da ansiedade variam muito de paciente para paciente, mas normalmente as causas estão relacionadas a episódios do cotidiano ou acontecimentos passados. Os casos mais comuns são:

  • Pressão no trabalho ou no ambiente escolar
  • Situações familiares
  • Pensamentos disfuncionais (pensamentos diferentes da realidade)
  • Traumas importantes (assaltos, assassinatos, acidentes)

Sintomas da ansiedade:

Os sintomas também variam muito de pessoa para pessoa, um sentimento pertinente dessa doença é a preocupação excessiva, tais como:

  • Sintomas emocionais:tristeza, nervosismo, irritabilidade,
  • Sintomas fisiológicos:coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia
  • Sintomas comportamentais:impulsividade, agressividade, fala acelerada;
  • Sintomas cognitivos:dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.

Como tratar a ansiedade?

Há diversos tipos de tratamento, o mais recomendado é a Terapia Cognitivo-Comportamental, que tem o objetivo de examinar os pensamentos negativos e comportamentos que contribuem para a ansiedade e suas reações.

Os remédios também são opções para o tratamento, podendo ser naturais ou fitoterápicos. Os fitoterápicos têm seus riscos, como a dependência química, já que são feitos com plantas e tem o mecanismo de ação semelhante às drogas sintéticas.

Consequências geradas por conta da ansiedade:

  • Desgaste nas relações familiares (ocasionando em diversas brigas)
  • Isolamento social
  • Desempenho acadêmico
  • Desempenho profissional
  • Transtorno alimentar (ocasionando na perda ou ganho excessivo de peso)
  • Insônia
  • Problemas cardiovasculares
  • Disfunção erétil (ocasionando na ejaculação precoce e/ou impotência)
  • Dependência química

Este último tópico é muito importante, pois pessoas com algum tipo de doença psicológica tende a viciar-se em remédios para aliviar os sintomas e/ou sentimentos causados por esta. Por esse motivo, muitos especialistas estão receitando remédios naturais para ansiedade.

 

Remédios naturais para ansiedade:

Os remédios naturais para ansiedade são calmantes naturais a base de ervas e de outros produtos naturais. Mesmo sendo naturais, para seu consumo deve ser feita uma indicação do especialista em receitar esses remédios para o tratamento.

A forma mais comum de consumir esses remédios naturais é através de chás, muitas pessoas não gostam, mas também há outras opções.

Camomila

remédios para ansiedade camomila

A camomila é uma planta medicinal que ajuda em diversos problemas, como dores de estômago, gripes e resfriados, dores de cabeça e o principalmente a ansiedade.

Ela é excelente para combater os sintomas causados pela ansiedade, ajudando a reduzir a tensão muscular, aumentando a calma e melhorando a qualidade do sono. A camomila normalmente é consumida em forma de chá, podendo ser consumida a qualquer hora do dia.

Chá verde

 chá verde

Normalmente esse chá é usado por pessoas que querem perder peso, pois ele ajuda a ativar o metabolismo. Por esse motivo ele é muito indicado para pessoas com ansiedade, principalmente pessoas ansiosas que adquiriram algum transtorno alimentar que ocasionou na ganha de peso.

Valeriana

Essa planta tem um aroma adocicado, também consumido em forma de chá. A valeriana é um excelente remédio para ansiedade natural, pois em sua composição há substâncias com propriedades calmantes e sedativas.

Erva cidreira

remédios naturais erva cidreira

A erva cidreira, ou melissa, assim como a camomila é uma planta usada com fins calmantes. Esta planta também é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão. Por esses motivos é indicado como um remédio natural para a ansiedade.

Ômega 3

 omega 3

O ômega 3 é uma gordura saudável que contém propriedades anti-inflamatórias, funcionando como um excelente remédio para ansiedade e nervosismo, pois ajuda na produção de neurotransmissores que são fundamentais para equilibrar o humor e ajudar no controle do estresse.

Magnésio

abacate

O magnésio ajuda no relaxamento dos músculos e também atua no sistema nervoso, por isso promove a redução dos sintomas da ansiedade. O magnésio pode ser encontrado em diversos alimentos como: uva, banana, abacate, granola, leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

Vitaminas B

remédios naturais para ansiedade vitamina b

As vitaminas do complexo B ajudam a combater o estresse e os sintomas da ansiedade, melhorando assim o humor. São exemplos de alimentos de complexo B: banana, leite, peixe, alface, cenoura, ovo e milho.

Flor de maracujá

remédios naturais para ansiedade flor de maraccuja

A flor de maracujá é muito indicada para problemas de ansiedade e insônia, pois apresenta substancia sedativas em sua composição. A ingestão do chá de flor de maracujá pode ser intensa em algumas pessoas, podendo dar uma grande sensação de moleza no corpo.

Ashwagandha

Essa erva também é muito indicada pelos especialistas, pois ela tem capacidade de melhorar a resposta do organismo ao estresse, de melhorar o foco e reduzir o cansaço.

Erva de são joão

Também conhecida como hipericão, o chá dessa erva possui propriedades calmantes e sedativas que vão atuar ao nível do sistema nervoso central, ajudando a tratar a ansiedade.

Brócolis e alface

Estes vegetais têm propriedades medicinais calmantes, que diminuem o estresse e a excitabilidade do sistema nervoso central, sendo muito eficazes no tratamento da ansiedade. Além de poderem ser consumidos na salada, o chá desses vegetais também é uma opção. Basta usar 1 litro de água, um pé de alface e 350 gramas de brócolis.

 

 

Lembre-se que você deve consultar um especialista antes de se automedicar. E caso você esteja sentindo alguns dos sintomas de ansiedade, procure um médico o quanto antes, sua saúde deve ser prioridade!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *