Foi inaugurada no dia 20 de julho a nova exposição do Museu de Arte Brasileira da Faap, MAB – Faap, em parceria com a Qatar Museums: Pérolas. A mostra discorre sobre a formação natural e cultivo da pérola, sua extração e comércio, especialmente nas regiões do Golfo Pérsico, Europa e Ásia, desde a Antiguidade aos dias atuais, e seu simbolismo, que foi caracterizado ao longo da história como símbolo de prestígio e riqueza.

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (7)  Os cultivadores de pérolas devem ser mergulhadores, a fim de verificar as ostras durante os 18 meses do processo de crescimento das pérolas. Fazenda de cultivo de pérolas Atlas, em Bali, Indonésia.

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (3)  O baú do negociante de pérolas contém o equipamento necessário para avaliar e comprar pérolas: peneira, balança de pratos, pano vermelho e um livro de conversão para fazer a avaliação. Coleção Hussain Alfardan, Qatar. © Christian Creutz

São mais de 200 peças expostas, entre joias e obras de arte. Entre as principais estão os brincos e o anel de pérolas naturais de Elizabeth Taylor, dez tiaras reais, originárias de diversas monarquias europeias, incluindo a Tiara Spencer (1890) usada pela Princesa Diana e o broche “Lábios de Rubi”, criado pelo surrealista Salvador Dalí.

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (9)  Par de brincos de Elizabeth Taylor assinado pela Bvlgari, 1972. Coleção Qatar Museums.

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (11)Tiara da condessa Spencer. Diamantes e pérolas do Golfo. Inglaterra, por volta de 1890. Procedência: Raine, condessa Spencer, madrasta e confidente da falecida lady Diana, princesa de Gales. Coleção Qatar Museums.

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (4)Broche ”Lábios de Rubi”, de Salvador Dalí.

Sem dúvidas, é uma exposição de alta qualidade, com peças belíssimas e organização impecável da Qatar Museums. Somos apresentados a um universo de luxo com o aprendizado de toda a sua origem. “Pérolas” vale a pena ser vista!

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (1)sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (6)

sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (8)sofisticacao-da-exposicao-perolas-no-museu-faap-alexandre-taleb (5)
Joia “Frozen”, de Sam Tho Duong. Coleção do Qatar Museums Authority. ©Marc Pelletreau & Samaar Kassab, QMA | Colar “Cachoeira”, por Mikimoto.

Visitação: 20 de julho a 28 de setembro de 2014

Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (O acesso de visitantes à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de fechamento)

Entrada: gratuita

Local: MAB-FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

Site: http://www.faap.br/hotsites/exposicao-perolas/index.asp

*Imagens e informações cedidas pela Assessoria de Imprensa da FAAP WN&P Comunicação