• busca
  • Relogios

    O xadrez Argyle

    O famoso xadrez Argyle é uma padronagem chave para o estilo esporte chic. Ele leva uma longa história de tradicionalidade que com o passar dos séculos conquistou a casualidade, sendo usado hoje não somente no vestuário, mas também no segmento decorativo.

    Surgiu no oeste da Escócia, no século XVIII, com a necessidade de representar o clã Campbell de Argyll – tradicionalmente, as padronagens de tecido eram usadas para representar clãs escoceses – foi, então, originário do Tartan. Na época de sua criação era de cor verde e branca, quando chegou à Inglaterra, seus tons já haviam sido diversificados.

    Seu padrão é formado a partir de losangos, transpassado por listras, usualmente, em cores contrastantes, com o formato de base xadrez. Possui um ar tridimensional e, por isso, é considerado a primeira tentativa de criação de uma “estampa” tridimensional da história. Tradicionalmente, é tricotado pela complexa técnica intársia, mas hoje pode ser produzido por máquinas tecnológicas e até ser estampado pela técnica de silk-screen.

    argyle-alexandre-taleb (1)argyle-alexandre-taleb (4)

    argyle-alexandre-taleb (9)

    T-shirts com estampa xadrez Argyle

    No século XX, o Argyle começou sua história de notoriedade pelo mundo. Nos anos 1920, a marca Pringle of Scotland recebeu um pedido do Duque de Windsor para produzir um suéter masculino de losango inspirado em sua meia de jogar golfe, assim foi marcada a referência esportiva desta padronagem. Já na década de 1940 e 1950, o Argyle passou a ser usado nos uniformes escolares de instituições da alta sociedade, associando-o ao estilo geek, que sempre faz uso de símbolos antigos da moda.

    argyle-alexandre-taleb (3)argyle-alexandre-taleb (10)

    Ralph Lauren, campanha

    argyle-alexandre-taleb (17)

    Tommy Hilfiger, campanha

    argyle-alexandre-taleb (2)

    Chuck Bass do seriado Gossip Girl, interpretado pelo ator Ed Westwick – a padronagem Argyle compõe o típico look preppy do personagem

    Hoje, homens e mulheres encontram uma variedade incrível de tecidos, cores, modelos e tamanhos da padronagem Argyle. Para o público masculino, é muito assertivo um look casual composto por uma calça de algodão, camisa e pulôver xadrez; a quebra desta combinação difusa pode ser feita por opções criativas, como a mistura de diferentes tipos de xadrez entre a camisa e a malha ou, também, com o uso de acessórios modernos, que sempre incrementam a produção e, neste caso, fariam um contraste de estilos.

    argyle-alexandre-taleb (14)argyle-alexandre-taleb (2)

    Padronagem Argyle clássica X moderna (foto 2: Lacoste, campanha)

    argyle-alexandre-taleb (16)argyle-alexandre-taleb (18)

    Diferentes texturas e padrões de xadrez em um mesmo look compõe um visual moderno de personalidade forte

    argyle-alexandre-taleb (13)

    Mais um exemplo, listras e Argyle em uma mesma peça

    argyle-alexandre-taleb (15)

    Combinação de jeans cropped + camisa e pulôver Argyle + tênis esportivo. Confortável e despojado.

    argyle-alexandre-taleb (11)

    Padronagem Argyle diferenciada dá um toque de modernidade à peça

    argyle-alexandre-taleb (12)

    Dica: meias com padronagens é a maneira mais sutil e infalível na hora de compor um visual original e divertido. As com xadrez Argyle vão ainda deixar um toque de tradicionalidade.

    alxandre-taleb-argyle

    Instagram @alexandretaleb

    12 mar 2016
    0
    Comente

    Deixe seu comentário

    Os comentários estão desativados.

    Youtube @alexandretaleb
    Instagram @alexandretaleb

    Copyright Alexandre Taleb Todos os direitos reservados Empresa Marketing Sorocaba Agência Sorocaba