Muitos não sabem, mas o consultor de imagem Alexandre Taleb tem um livro publicado sobre um assunto muito admirável. “Somos todos diferentes” é um livro infantil sobre inclusão social.

entrevista-com-alexandre-taleb-sobre-seu-livro-somos-todos-diferentes-editora-camelo-2009-inclusão-social-deficiência-mara-gabrillli-entrevista-por-marina-khouriSomos todos diferentes – mas nossos direitos são iguais, por Alexandre Taleb |Ilustrações por Ruy Lukon | Editora Caramelo, 2009

Uma gatinha charmosa que gosta de tomar chá, na xícara, de canudinho… Um macaco todo alegre que adora suco de jiló… Um divertido sapo que sempre usa dois relógios… O que esses simpáticos animaizinhos têm em comum com milhões de crianças em todo o mundo?

Eles têm algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva – e também muita personalidade! As necessidades deles são diferentes, mas seus direitos são iguais aos de todas as crianças: ir à escola, passear, brincar e ter muitos amigos!

Confira o pequeno bate-papo com o Alexandre, que esclarece como o lançamento do seu primeiro livro (e infantil!) surgiu:

Como surgiu a ideia de escrever um livro? Já pensava, primeiramente, que seria para o público infantil?

ALEXANDRE TALEB > A ideia surgiu na época em que eu estava trabalhando com a deputada Mara Gabrilli, que é tetraplégica. A questão era abordar a inclusão social, não tratando como uma diferença; todos nós somos iguais e temos os mesmos direitos.
Na verdade, eu sempre soube que seria um livro infantil!

Lançar um livro requer uma dinâmica de escrita, pesquisa do conteúdo, envolvimento com o tema e o público, e uma parceria com uma editora. Como estas questões foram para você?

ALEXANDRE TALEB > Foram, de certa forma, simples. Trabalhava diretamente com a Mara, que vivia intensamente entre crianças com deficiência, o que me conectou com o tema e o público infantil. Já em relação a editora, assim que apresentei a ideia para a Camelo, toparam na hora!

Depois de 6 anos do lançamento do “Somos todos diferentes”, qual é a relevância que o livro trouxe para você ao longo deste período?

ALEXANDRE TALEB > Escrever um livro sobre inclusão social para crianças, pessoalmente, foi muito importante. Sobre esta questão, vejo que o olhar para o próximo sob as diferenças de cada um é uma característica de adultos com preconceitos e tampões nos olhos; para mim, as crianças veem tudo de uma forma única.

“Quando uma criança concebe seu mundo percebendo que ser diferente é algo normal, ela não forma aquelas barreiras de atitudes que nós adultos tanto lutamos para derrubar. Portanto, contemplar a diversidade é a nossa missão desde os primórdios.”
Vereadora Mara Gabrilli sobre “Somos todos diferentes”

“No mundo de hoje, ser igual é tão importante quanto ser diferente. Diante de Deus todos os homens são iguais e diante dos homens todos são difentes. O que realmente importa é ser autêntico.”
Dorina de Gouvêa Nowill sobre “Somos todos diferentes”