A camisa de gola cubana está fazendo o maior sucesso na moda masculina, sendo um must have no guarda roupa masculino, principalmente para quem mora no Brasil ou em países da América Latina.
Não é de hoje que as camisas são peças obrigatórias em nossos roupeiros, elas são essenciais para você ter um estilo almejável e ter uma boa imagem pessoal e profissional.
Assim, bem como as camisas sociais, a camisa de gola cubana também é um item obrigatório no seu estilo, seja você um homem clássico, moderno, esportivo ou criativo. Essa camisa é uma peça versátil para inúmeras ocasiões, lisonjeiramente casual e muito confortável!
Antes, era o tipo de item em que as estampas havaianas pertenciam, típica do caribe ou de um clima praiano. Mas, passaram por um renascimento graças a Louis Vuitton e Missoni.
Se você se interessou por essa camisa, continue lendo este post que irei te surpreender com as vantagens dessa peça.
Afinal, o que é camisa de gola cubana?
Basicamente, uma camisa de gola cubana tem uma gola aberta mais relaxada, mangas curtas e bainha reta. Fornece um visual casual-smart que provou ser lisonjeiro em todas as formas corporais, alargando a parte superior do corpo e descendo pelas laterais do corpo.
Geralmente é feita com tecidos mais leves e o principal diferencial fica para a parte do colarinho, onde fica bem dobrado (como a lapela de um paletó) e sem o último botão.
Ela é conhecida por vários outros nomes, tais como: coleira de acampamento, gola de reverência, camisa de boliche, camisa de férias, etc. Entretanto, ao longo dos anos ela foi ganhando mais charme, se desenvolvendo, e atualmente ela é mais conhecida como guayabera – uma peça tradicional da moda masculina da América Latina e do Caribe.
Origem da camisa de gola cubana
Segundo o folclore, surgiu quando um cubano pediu à esposa que criasse uma camisa com vários bolsos para guardar seus pertences durante o trabalho. Não à toa que a camisa distingue-se por apresentar quatro bolsos frontais, duas listras verticais de pregas ou bordados e, mais notavelmente, um colarinho aberto.
No entanto, não se sabe exatamente a origem exata da camisa de gola cubana, pois há registros de ter surgido no século 18 na América do Sul, onde serviram como uma espécie de uniforme para os homens da classe trabalhadora. Certamente o clima tropical da ilha foi propício para essa moda. Afinal, ela é uma alternativa para as camisas fechadas, que não são muito agradáveis para o verão, não é mesmo?
Mas, houve uma explosão desse estilo na década de 50 nos EUA. Embora estejamos certos de que o turismo teve um papel importante, não está claro como exatamente este estilo de camisa navegou para solo americano.
Entretanto os colarinhos cubanos tomaram conta da moda masculina nos anos 50 – rapidamente se tornando um dos itens básicos do guarda roupa da década.
O retorno da moda
Embora as tendências diminuam e, muitas vezes, desapareçam, o colarinho cubano começou a ressurgir em 2014, quando todos os estilistas, de Luis Vuitton a Missoni, começaram a enviar modelos para a passarela em alguma variação moderna do favorito dos anos 50.
Hoje, essas camisas parecem estar disponíveis em todas as cores e padrões imagináveis. Sendo uma peça perfeita para dias quentes, algo comum em nosso país tropical.
Como usar camisa de gola cubana
Com calça
Durante os meses de transição (outono e primavera), mantenha-se fresco e aquecido ao mesmo tempo com uma camisa de gola cubana e calças. Você pode optar por calça jeans ou de sarja. Desse modo, opte por calças de cor escura para os meses mais frios e para o clima mais quente, dê preferência às calças claras, tal como o bege ou cinza claro.
Para completar o look, coloque a camisa de gola cubana na sua metade inferior, ou seja, para dentro da calça. Assim, você irá chamar atenção por onde passar com este visual – seja em um festival, no ambiente de trabalho casual ou nas férias de verão. Divirta-se e expresse-se de forma criativa, com isso, aproveite os acessórios para dar aquele complemento em seu look.
Com terno
Se você é um homem criativo, moderno, e gosta de ousar com as roupas e combinações, dê um toque descolado ao seu terno tradicional adicionando uma camisa de gola cubana.
Para isso, escolha um terno em tons de terra como bege ou um tom de cinza claro e combine-o com uma camisa contrastante. Mantenha o terno desabotoado para um clima descontraído ao participar de eventos menos formais e/ou coquetéis. Esse é um excelente look para restaurantes mais sofisticados na praia também.
Com shorts
Como mencionado, a camisa de gola cubana é muito versátil, ou seja, ela harmoniza muito bem com qualquer peça. Dentre essas peças estão os shorts, tanto jeans ou de sarja. Por se tratar de uma camisa, eu aconselho que você opte por usá-la com shorts de sarja, pois a sarja é um tecido mais leve e formal.
Dessa maneira, opte por tons monocromáticos ao combinar sua camisa de gola cubana com shorts. Continue o tema descontraído com sapatênis ou sandálias e você se sentirá confortável e com estilo durante todo o dia. Caso queira deixar o look um pouco mais formal, opte por completá-lo com um Derby.
Com jeans
Outra opção para combinar sua camisa é usá-la com jeans, calça ou shorts. No entanto, lembre-se que essa combinação é extremamente informal como, por exemplo, para um almoço em família.
Com camiseta
Se você gosta de ousar mesmo e criar combinações diversas, experimente combinar a sua camisa com uma camiseta. Desse modo, você pode usar uma camiseta com uma cor contrastante ou uma simples camiseta branca. Assim, complete o look com uma calça de sarja, um mocassim e até mesmo com um colar para destacar ainda mais seu visual e seu estilo.
Agora que você já sabe tudo sobre a camisa de gola cubana, que tal experimentá-la? Não tenha medo, experimente e combine-a com diversas peças – aproveite que essa é a peça do momento!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!