era glam-alexandre-taleb (1)

O Glam foi um estilo associado ao rock, com influências norte americanas combinadas ao carisma estilizado e extravagante dos astros do pop britânico.
Primeiro estilo jovem a inaugurar a década de 1970, era definido pela teatralidade, pela androgenia e, como o nome sugere, pelo glamour. Antítese da onda hippe do final dos anos 1960, o Glam abriu as portas para a fragmentação e o vale-tudo da moda dos anos 1970.
A Era Glam pode ser definida por: Androgenia, glamour, glitter, excesso, teatro do ridículo.
O vestuário dessa Era Glam era essencial, o modismo rapidamente migrava do palco para a platéia: as plumas serpenteadas, maquiagem brilhante, jaquetas de lantejoulas e calças de cetim de Marc Bolan; o híbrido de futurismo com o glamour hollywoodiano dos anos 30 e 40 exibido por Brian Ferry e Roxy Music, os cabelos desfiados e os macacões de David Bowie. Novidades como essas se disseminaram para criar um visual eclético, complemente alheio a qualquer estilo cultural anterior.
Androgenia, glitter, lamés de fios metálicos, jaquetas de cetim cortadas, macacões e botas de plataforma figuravam todos como elementos básicos do Glam.
Comportamento, geração unissex, espelho de uma sociedade em mutação, a moda masculina estreita as fronteiras entre gênero e vê nascer uma nova era de estilistas que não diferenciam masculino e feminino.
Por muito tempo vimos tanto nas passarelas, que moda e tendências eram apenas para o público feminino e que mudanças no vestuário eram apenas destinadas a elas.
A mudança no vestuário masculino freqüentemente vem acompanhada de grandes eventos históricos.
Para a moda evoluir no Brasil é preciso que não apenas os estilistas, mas que o homem perca o medo da roupa, da tendência, ao saber que elas não definem sexualidade e sim elas possam ser uma grande diversão.

era glam-alexandre-taleb (2) era glam-alexandre-taleb (3) era glam-alexandre-taleb (4)

Referência Bibliográfica:
Justum, Sylvain Justum. Geração Unissex. GQ Style Brasil. O guia definitivo do homem com estilo. Verão 2015.
Mackenzie. Mairi Mackenzie. Ismos. Para entender a moda. Editora Globo.
Fonte imagens: Banco de dados do google.com