• busca
  • Relogios

    Andar de bicicleta emagrece, traz bem-estar e faz bem para a saúde

    Ao falarmos sobre andar de bicicleta provavelmente você deve se lembrar da sua infância, não é mesmo? Mas, se você é de São Paulo, sabe como o meio de locomoção encheu as ruas da cidade! Além de ser econômico, este exercício é tão completo que nunca deveria deixar de ser praticado. Qualquer que seja a sua motivação, saiba que andar de bicicleta emagrece, traz bem-estar e faz bem para a saúde. É uma forma muito prazerosa de prevenir os problemas de saúde e até preservar o meio-ambiente.

     

    bike-homem-bicicleta-2

    O exercício, além de extremamente prazeroso para a mente e para o corpo, é ideal para quem quer queimar calorias! Uma hora de pedalada em intensidade moderada queima em média 350 calorias. Andar de bicicleta emagrece sim! Além disso, pedalar é excelente para enrijecer a musculatura da panturrilha, glúteos, coxas e abdominal. Sem contar que melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

    Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura.

    bike-homem-bicicleta-4

    Cuidado!

    Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. Estas pessoas somente podem iniciar na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado.

    Já pessoas que possuem problemas de visão, audição ou de equilíbrio não devem praticar ciclismo na rua. Para estas pessoas, o indicado são as aulas de Spinning ou de RPM, que também são indicadas para pessoas que não tem tempo de andar de bicicleta na rua ou em parques e que procuram obter resultados rápidos com a prática.

    Só para você ter uma ideia, uma hora de aula de Spinning consome, em média, 800 calorias! Além disso, o exercício tem os mesmos efeitos corporais que andar de bicicleta ao ar livre, só que em dobro, já que a intensidade do exercício na aula é maior. Já os cuidados são os mesmos, com exceção dos acessórios de proteção, que são dispensáveis na sala de aula.

    bike-homem-bicicleta-3

     

    Como pedalar sem correr riscos e obter os melhores resultados?

    – Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante.

    – Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo.

    – Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas.

    – Use roupas adequadas, como calças justas, leves e flexíveis, além de capacete e luvas.

    – Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito.

    – Faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os.

    – Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor sola.

     

    bike1177-01

    23 abr 2019
    0
    Comente

    Deixe seu comentário

    Youtube @alexandretaleb
    Instagram @alexandretaleb

    Copyright Alexandre Taleb Todos os direitos reservados Empresa Marketing Sorocaba Agência Sorocaba