O carro esportivo de alta categoria da Ford, o Edge, está sendo lançado em seu novo modelo: Ford Edge 2015. Mostrado pela primeira vez em 2006, este esportivo passou por sua primeira mudança visual em 2010, adquirindo um estilo mais sofisticado e ofensivo. Quatro anos depois, ganha sua segunda geração com muitas novidades, tanto no estilo, quanto na tecnologia embarcada. O modelo estará disponível para os EUA no início de 2015 e deve chegar no Brasil em seguida. Esta será a primeira vez que o Edge desembarca no Reino Unido, com algumas diferenças mecânicas. Os preços ainda não foram divulgados pela marca.

Em relação ao design, o Edge apresenta uma dianteira de aspecto agressivo, garantido pela grade hexagonal que tem acabamento cromado nas versões SE, SEL e Titanium, e grafite na versão Sport. O para-choque tem traços complementados pelo “triângulo” iluminado por LEDs, e os faróis lembram os da geração atual. A lateral do utilitário ficou mais dinâmica com os novos e bem demarcados vincos, além do contorno das janelas com linhas mais angulosas.

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (1)

A traseira vem com um design marcante. As lanternas (posicionadas em posição mais alta que o usual) são inspiradas no Fusion, o qual divide a plataforma, porém com o aditivo de se interligarem por um friso vermelho que fica totalmente aceso. Além das lanternas, o rebaixo para placa de licença também subiu, elevando ainda mais a traseira. O para-choque é diferente nas versões Titanium e Sport, sendo que na primeira a dupla saída de escape é redonda e na segunda, retangular.

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (2)

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (1)

O console é central flutuante, abrigando a central multimídia, que traz ainda os comandos do sistema Sony e de outras funções do veículo, com botões sensíveis ao toque. O quadro de instrumentos tem dois mostradores digitais e o velocímetro entre os mesmos. O novo Edge também traz sistema de direção adaptativa, auxiliar de estacionamento, piloto automático adaptativo, aviso de colisão iminente com frenagem automática, porta-malas com abertura sem as mãos (apenas passando um dos pés debaixo do para-choque do veículo), cintos de segurança traseiros infláveis, além de uma câmera dianteira de 180º com lavador.

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (3)

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (2)

o-novo-ford-edge-alexandre-taleb (3)

Na mecânica, a direção é elétrica adaptativa, que facilita em manobras (até mesmo para o sistema de auxílio de estacionamento) e torna o grandalhão mais dinâmico. A suspensão ficou cerca de 26% mais rígida em relação à atual geração do SUV. A tração poderá ser dianteira ou integral. Para movimentar o modelo, a Ford oferecerá três opções de motorização: 2.0 EcoBoost de quatro cilindros e 245 cv de potência, 2.7 V6 EcoBoost de 300 cv e um 3.5 V6 aspirado ainda sem potência divulgada. Todas as motorizações serão equipadas com a transmissão automática de seis velocidades.

Vale a pena ficar de olho no Edge 2015, que por enquanto não tem suas informações disponibilizadas no site oficial e nem nas lojas. Mas para se familiarizar com o modelo, no link abaixo pode ser encontrado todos os dados da geração atual.

http://www.ford.com.br/suvs-e-crossovers/edge